Você é emocionalmente inteligente?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você está no seu carro dirigindo tranquilamente quando de repente um motorista por trás dá uma trancada brusca. Por pouco você não provoca um acidente. Nesse momento, seu cérebro vai do zero ao cem.

A descarga de adrenalina na corrente sanguínea é imediata e provavelmente você vai agir de acordo com seus impulsos. Isso não é novidade, mas a pergunta é: como lidar com esse tipo de situação? Quais serão suas atitudes dali por diante? Na maioria das vezes a explosão é inevitável. Será?

Pesquisas recentes mostram que nós estamos cada vez mais sem autocontrole – o que nos torna alvos fáceis de possíveis acontecimentos como esse. A ira se instala em nosso corpo quase que instantaneamente.

Situações semelhantes a esta podem acontecer também no ambiente de trabalho, no qual exige um cuidado redobrado.

A Inteligência Emocional nos prepara para estas ocasiões revelando um lado que não conhecemos. Passar de um ponto de tranquilidade ao de fúria em segundos e conseguir manter a serenidade sobre toda a situação exposta não é fácil e poucos são os que conseguem.

Especialistas já identificaram que a descarga de hormônios no corpo chega a triplicar em um momento de fúria. O coração dispara e nos tornamos reféns de atitudes mal pensadas e sem controle. Por isso é muito importante que você esteja preparado para estes picos de adrenalina.

Nesta etapa do autoconhecimento a Razão trava uma batalha com a Emoção e nós estamos bem no meio desse conflito podendo pender para um lado ou para o outro.

Conhecer a si mesmo é encontrar um equilíbrio mais preciso para reagir aos mais variados tipos de ocasiões. A Inteligência Emocional proporciona um constante acompanhamento dos reflexos do nosso corpo que compreendem sentimentos e atitudes.

Em breve, falaremos como você poderá trabalhar sua inteligência emocional e colocar em prática tudo o que aprendeu.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×