Saiba quais as diferenças entre liderar e chefiar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Para ser um bom líder é preciso entender as diferenças entre liderar e chefiar. O bom líder sempre se coloca no lugar do outro, enquanto o chefe nunca se dispõe a entender o que o outro está sentindo.

O chefe ordena sem se preocupar se vai dar certo ou não. O líder conduz a equipe percebendo se as condições para dar certo estão favoráveis.

O líder sabe delegar e discute algumas situações com seus colaboradores. O chefe é autoritário, manda e quer resultados a todo custo. Concentra tudo para si, não confia em ninguém e tudo da empresa tem que passar por suas mãos.

O líder compartilha funções e fiscaliza sem se tornar chato. É participativo, colabora, incentiva a equipe e sempre está disposto a mostrar como se faz.

O chefe é apenas quem manda, impõe o medo e não distribui gentilezas.  É a pessoa mais amarga da empresa e sempre traz seus problemas particulares para a corporação.

O líder nunca demonstra frustrações e trabalha em equipe. Não impõe medo e principalmente realiza pequenas oficinas e treinamentos para melhorar a qualidade na prestação do serviço e das pessoas.

O chefe inventa metas sem ter a noção se a equipe vai alcançá-las. O líder estuda o mercado e identifica metas reais sem transformar sua equipe num alvo fácil do fracasso.

O chefe sempre conversa de cabeça baixa sem expressar nenhuma emoção. Não olha nos olhos. O líder sorri, conversa com entusiasmo e olha diretamente nos olhos, sem causar constrangimento.

O líder inspira as pessoas e se transforma em ídolo. O chefe promove a ira e rapidamente se torna a pessoa mais repugnante da empresa.

O chefe pensa que é admirado e acha que seus colaboradores estão encantados com sua postura. Vive contando vantagem em tudo, o líder é cativante e não fica se autopromovendo buscando a atenção de todos.

O líder se comunica bem sabendo conduzir qualquer diálogo. O chefe apenas manda, impõe e cobra resultados. A comunicação para ele se resume a pequenas palavras seguidas de uma interrogação como: Já fez? Cadê?

O chefe não sabe se comunicar e muito menos respeita a comunicação da sua equipe. Ele tem medo das novas descobertas na área empresarial. O líder procura novas tecnologias e investe na sua equipe.

O Líder possui empatia, o chefe possui sua imagem vinculada a péssimos acontecimentos. Não sabe motivar e sempre coloca o fracasso como exemplo a frente de tudo.

O líder motiva, participa, agradece e mostra os bons resultados. Seja líder e saiba que os colaboradores gostam de verdade de quem é humilde e reconhece todos os valores a sua volta.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×