Saiba o que é e como funciona a energia solar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Segundo a NASA, o sol tem 6,5 bilhões de anos de vida. As condições para o desenvolvimento de uma energia 100% sustentável não poderia ser mais perfeita: o sol banha a terra a cada hora com luz e calor suficiente para suprir a demanda durante o ano todo.

Sabendo disso, chegou a hora de você saber mais sobre a energia solar para entender de que forma pode se beneficiar dessa tecnologia.

Afinal, o que é energia solar?

A energia solar é a energia fornecida pelo sol que é transformada em eletricidade solar. A eletricidade pode ser produzida diretamente de células fotovoltaicas, PV. (Fotovoltaica significa literalmente “luz” e “eletricidade”.) Essas células são feitas de materiais que exibem o “efeito fotovoltaico”, ou seja, quando a luz  atinge a célula fotovoltaica, os fótons de luz excitam os elétrons e fazem com que eles gerem eletricidade.

Como funciona o processo fotovoltaico?

O sistema fotovoltaico usa painéis solares para capturar os fótons da luz solar. Cada um destes painéis solares tem muitas células constituídas por camadas de diferentes materiais. Um revestimento antirreflexo na parte superior ajuda a célula a capturar o máximo de luz possível.

Abaixo disso há um semicondutor (geralmente silicone) colocado entre um condutor negativo na parte superior e um condutor positivo na parte inferior. Uma vez que os fótons são capturados pela célula solar, começam a liberar os elétrons externos dos átomos dentro do semicondutor.

Os condutores negativos e positivos criam um caminho para os elétrons e uma corrente elétrica é criada. Ela é enviada para os fios que captam a eletricidade de corrente contínua que levam a um inversor solar. Quanto mais células solares você instalar, mais eletricidade será produzida.

Como os painéis solares são instalados?

Os painéis são instalados de maneira a capturar a maior parte da luz do sol. A instalação começa com a escolha do tipo de painel. Painéis solares tradicionais são os mais eficientes. No entanto, são maiores e mais pesados ​​que os outros dois tipos.

Os painéis fotovoltaicos de película fina são mais leves e mais baratos do que qualquer outro painel solar, mas são geralmente menos eficientes. Estes são geralmente painéis solares residenciais. As matrizes PV de concentração são novas e usam lentes e espelhos para concentrar a luz solar nas células solares.

Depois de selecionar o tipo de painel solar, o próximo passo é escolher o melhor local. Os instaladores analisarão o caminho do sol sobre uma propriedade particular e tomarão nota de qualquer sombra para escolher o local mais eficiente para os painéis. É melhor quando os painéis solares são orientados para o sul e não estão sombreados. Ao fazê-lo, os painéis captam a maior parte da luz solar ao longo do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×