Os nossos velhos costumes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As pessoas demoraram demais para perceber que já chegou no limite máximo de tomar decisões importantes em suas vidas. O mais curioso é que, em relação ao empreendedorismo, elas só percebem quando veem o vizinho crescendo e alcançando números, ou novas empresas que se instalam na cidade e transformam o lugar, numa mudança extremamente significativa. Isso acontece com todo mundo a todo instante em qualquer hora e lugar do nosso imenso planeta.

Mas uma pergunta fica no ar: Por que as pessoas agem dessa forma, tentando virar o jogo só aos 45 do segundo tempo ou no final da prorrogação?

Essa falta de proatividade causa um verdadeiro estrago no andamento de várias pequenas e médias empresas por aí afora.

O empresário que costuma achar que a empresa é invencível, que nunca sofrerá com a chegada dos grandes, acaba ficando numa zona de conforto muito prejudicial.

O mais interessante é que o senhor da lojinha de variedades que fecha ao meio dia, por achar que os clientes possuem a mesma rotina, perde seu espaço para as inúmeras pessoas que aproveitam exatamente o horário do almoço para comprar um produto.

Pois bem, este cidadão pensa assim e influencia muitos a terem o mesmo tipo de raciocínio. Só que o tempo vai passando e tudo evolui e traz consigo as mudanças necessárias para nossas vidas.

Aquele que fecha ao meio dia nem percebeu que abriu uma nova loja de variedades em sua cidade que não fecha para o almoço e está atendendo esse público.

E você pensa que o senhor que fechava ao meio dia mudou seu comportamento e passou a abrir no horário do almoço? Não. Ele continua achando que é melhor ficar fechado, pois o sol está quente demais e muita gente não sai neste horário, e outros estão almoçando e depois irão descansar, são tantas as desculpas que chegam ser até engraçadas.

Este é um pequeno exemplo do que acontece de verdade com algumas mentes brilhantes que acham que sabem tudo e continuam com o comportamento de mil e novecentos e lá vai pedrinhas.

Tal situação nos faz pensar em como devemos ter percepção para as boas mudanças e agir antes que tudo fique muito comprometido. Não devemos perder de vista a dinâmica transformação do comércio e suas constantes mutações. Tudo acontece muito rápido e quando você se dá por conta, já foi: a sua organização está comprometida. Pois o concorrente chegou e não quis saber dos seus acertos, observou apenas os seus erros.

Procure ver adiante e com mais nitidez essas transformações. Pense grande, porém com os pés no chão. Seja quem faz a diferença e avança em direção ao sucesso e não aquele que é indiferente às mudanças.

Leia também 10 Alertas importantes que ajudam o líder durante uma crise.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×