Os desafios do marketing político na gestão pública

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Conhecimento, prática e habilidade! 

Não existe administração pública ou privada de sucesso, se seus gestores não tiverem domínio sobre algumas técnicas essenciais para o desenvolvimento dos setores e pessoas que compõem sua equipe!

Se observamos as grandes multinacionais, elas estão sempre inovando em busca de ganhar cada vez mais espaço no mercado, tentando ultrapassar seus limites e faturar mais, veja bem estamos falando de empresas privadas.

Já no setor administrativo público não é muito diferente, o que se busca é a aceitação e engajamento da população nas ações tomadas pelos gestores e suas equipes.

Perceberam que realmente não existe muita distância entre o privado e o público quando o assunto é administração, pois bem, se falarmos de marketing político na administração as situações são quase as mesmas, onde o objetivo principal é crescer em vários conceitos.

As ações do administrador e sua equipe

O que o gestor deve ter consciência que não basta só ele estar preparado para os desafios da administração pública, sua equipe é de fundamental importância, e se esta não estiver alinhada com a forma e maneira do administrador pensar e conduzir suas ações, todos estarão caminhando em lados opostos, o que resultará em conflitos na gestão.

Trabalho em equipe

Antes de entrarmos no assunto marketing político na administração, o prefeito que realmente quer continuar na gestão por 8 anos, não pode jamais descuidar da sua equipe de trabalho, por se tratar da condução da sua imagem,  administração e futuro político que começa a ser construído agora através das ações do seu grupo de trabalho.

Conhecimento técnico é fundamental

A primeira ação correta que um administrador público é saber escolher sua equipe de secretários por mérito de conhecimento técnico, pois dela virá as soluções para as demandas do município que ao longo dos 4 primeiros anos será o grande desafio.

Treinamento e Capacitação

Depois de determinado quem tomará conta de cada secretaria, é hora de preparar essas pessoas para a grande jornada da administração pública. Cursos como, Gestão Administrativa, Liderança, Inteligência Emocional, Comportamento Interpessoal, entre outros são necessários para que todos possam lidar de forma correta e adequada com os seus colaboradores e assuntos variados de uma gestão. Passada essa fase de preparação da equipe, agora vamos ao marketing político na administração pública.

Mostrar quem somos!

O gestor precisará identificar sua administração com uma marca e um slogan que lembre de imediato seu governo, mas não é só  isso, esses itens devem seguir padrões e definições especificas para cada situação.

Comunicação Interna

Depois de criada a identidade, o seguinte passo é formatar os mecanismos de relacionamento.

Como essa equipe deve se comunicar, que tipo de redes sociais, ou ainda, quais serão os aplicativos ou métodos mais eficientes para tornar essa interlocução mais fácil e dinâmica, ganhando tempo e facilitando o entendimento e acesso de todos.

Para isso é preciso conhecimento técnico e acompanhamento profissional, pois esse tipo de comportamento necessita de especialização.

Sutileza, Cautela e Disciplina, Todos Gostam!

Escolhidas as melhores formas de se comunicar internamente, vamos agora ao passo seguinte que é buscar o engajamento da população. Para chamar a atenção não é preciso ser extravagante, com ações que comprometam a linha de relacionamento, administração – população, basta se tornar presente em todas as segmentações de comunicação sem querer aparecer em  demasia.

Definindo as ações!

Hoje os meios de comunicação não se limitam só ao rádio, TV ou jornais impressos, a internet através das redes sociais possuem um papel significativo no diálogo da coletividade.

Mas é importante lembrar que todos os meios de relacionamentos através da comunicação possuem linguagens e comportamentos próprios e não podem ser feitos  de forma aleatória, citaremos como exemplo o FACEBOOK.

Gerenciar Conteúdo Oficial!

Não é qualquer pessoa que pode fazer publicações de uma administração Pública numa página, é preciso obedecer certos critérios que se aplicam a essa rede social, primeiro o usuário precisa criar uma lista de interesse, saber quais as melhores ferramentas proporcionadas por essa rede social, conhecer o que é facebook Ads, Driftrock, Google AdWords, saber quem são suas leads (pessoas que clicam nos seus anúncios e se cadastram na sua newsletter, ou ainda como usar o CRM (Customer Relationship Management ou simplesmente GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE), se a pessoa responsável pelas publicações usa a HootsuiteAds que é uma tecnologia indispensável para quem gerencia perfis ou páginas no face, conhecer sobre o Qwaya, AdEspresso, Social Ads Tool, AdRool, todas pertencem ao Ads, para facilitar a vida de quem trabalhar com conteúdo no FACEBOOK. Percebeu que não é tão simples assim, e tem mais se alguém publicar algo por engano, para recuperar a imagem da administração em tempo hábil, se tornará uma tarefa muito difícil, se o gerente desse perfil não for conhecedor dessas técnicas, mas para quem conhece e sabe o que está fazendo, essa margem de erro é quase zero.

As Redes Sociais Mais Usadas No Brasil

Nós falamos até agora somente em uma forma de promover o marketing político em uma rede social, aqui no nosso país as mais usadas são: Twitter, whatsapp, Snapchat, LinkdIn, Skype, Google+, Instagran, Youtube, Messenger, saiba mais sobre essas redes sociais http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais-usadas-no- brasil/. Tudo isso faz parte do marketing político de uma administração, além é claro de Outdoors, Minidoors, Panfletos, Cartazes, Telões de Led, Jornais Impressos, Sites, Blogs, Rádios, TV´s e outros. No nosso próximo assunto falaremos como deve ser feito o Marketing Político para cada segmentação e redes sociais.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

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