O que você tem feito pelas pessoas que trabalham para você?

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Muito temos falado da importância do atendimento ao cliente, capacitação de equipes e gestão de pessoas. Hoje, o tema é delicado. Vamos promover um momento MEA CULPA.

Se você é chefe, gerente, diretor, presidente ou qualquer outro cargo de liderança, responda:

Como você está tratando as pessoas que trabalham para você?

Na escala hierárquica de uma empresa, todos têm seus valores. Esses, por sua vez, não devem ignorados.

Os colaboradores precisam de reconhecimento na forma como se dedicam a desempenhar bem suas funções e cargos. Desde o mais alto nível ao mais inferior, todos devem ter respeito e dignidade.

Colaboradores desrespeitados não produzem

Quando um líder trata mal seus colaboradores, uma série de acontecimentos desagradáveis desencadeiam quase que instantaneamente no curso da empresa.

Surgem logo desânimo, falta de produtividade, carência de comprometimento, queda no engajamento da equipe e outros comportamentos danosos.

Algumas situações são cruéis a ponto da empresa não oferecer água para os colaboradores beberem durante o trabalho. O tempo de utilizar o banheiro é monitorado de forma a causar constrangimento.

Essa situação é humilhante e desumana. Transforma pessoas produtivas em desmotivadas. Para o empresário, tudo está perfeitamente normal, não há nada de errado em agir assim

O colaborador que não é tratado com respeito na empresa não pode atender bem os clientes. Ele está desmotivado. Essa fumaça de desânimo é pulverizada por toda a equipe e a produtividade fica gravemente comprometida.

Isso é fato. Quando existe desrespeito de qualquer natureza com o  colaborador, além de ser uma espécie de assédio, o ambiente de trabalho se transforma em caos.

Tudo o que a empresa considera estar economizando (falta de água potável, café, etc), ao contrário, está prejudicando o que existe de mais precioso: o material humano, aquele que faz a coisa acontecer.

Chefe que trata mal os empregados responde pelo dano moral causado a cada um deles individualmente

O que fazer para mudar esse comportamento

Para que isso não aconteça, é necessário que o patrão, líder, chefe, trate seus colaboradores com respeito e cordialidade. Não precisa ser amigo íntimo daqueles que trabalham para você, basta ser profissional e ter senso de justiça.

Na maioria das vezes, o que os colaboradores precisam é só de atenção e condições de trabalho dignas, isso facilita a gestão da carga horária para que eles vivam com mais qualidade de vida e produzam com mais eficiência.

Uma grande rede de supermercados, após uma consultoria que avaliou a qualidade no atendimento, percebeu que o engajamento e produtividade dos colaboradores aumentaram depois que foram colocadas em prática algumas ações a favor de manter as necessidades básicas de saúde e bem estar dos deles, como: água potável à disposição, banheiros limpos e adequados para o uso sem tempo determinado, lanches e, quando necessário, almoço.

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Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

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