O que um BOM vendedor precisa saber

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O que você tem feito para alcançar as suas metas e principalmente seu objetivo em vender mais e melhor? Essa pergunta faz muita gente esquentar a cabeça. Mas preste atenção! Não é nenhum bicho de sete cabeças alcançar resultados quando o assunto é vender mais e melhor.

A primeira atitude correta é nunca fantasiar metas inalcançáveis. A verdade da sua situação tem que ser exposta da maneira mais abrangente possível. Jamais tente estipular um limite que você não será capaz de atingir porque será um duplo fracasso. Erros como esse podem e devem ser evitados.

Seja comunicativo e direto sem perder tempo, mas tenha cuidado com as palavras, elas podem ser interpretadas de outra forma. Nunca deixe que sua concorrência tenha vantagens sobre você e seus produtos. Não bata de frente, apenas neutralize as ações, pois sua vantagem é conhecer o seu adversário e não brigar com ele.

Aprenda a ser paciente sem esperar demais. Às vezes o que falta é iniciativa da nossa parte. Quando esperamos demais o sucesso se distancia e começamos a lastimar o motivo das coisas. Faça o seu melhor em tudo, seja igualmente atencioso com todas as pessoas, da mais simples a mais sofisticada. Nunca deixe de cumprimentá-las e jamais ache que está perdendo tempo se estiver repassando o que aprendeu para alguém que esteja precisando de você.

Sempre seja otimista, motive as pessoas a sua volta. Nunca deixe de acreditar na sua capacidade de seguir em frente. Observe quem está para ajudar e quem está para atrapalhar. Em muitas ocasiões manter distância de pessoas negativas é a atitude mais prudente.

Atualize seu software: procure ler mais e entender tudo sobre sua área. Prepare-se para as mudanças, pois o mercado de trabalho é exigente e precisa de pessoas que acompanham as inovações.

Não abra mão do tempo livre para se dedicar à família e aos amigos, eles são o seu bem mais precioso. Manter bons relacionamentos e praticar uma atividade física ou um hobby pode elevar muito a sua produtividade no trabalho.

Seja autêntico e cortês. Tire do seu vocabulário palavras negativas.  Tenha sempre em mente que você é quem conduz a venda. Ouça o seu cliente. Faça perguntas. Compreenda a necessidade dele antes de negociar um produto ou serviço. Fale de todos os benefícios que ele poderá conseguir com a sua oferta. Se você conseguir a empatia do cliente, ele será fiel.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


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