Nenhuma campanha está ganha até o dia da vitória

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A certeza da vitória que predomina nos bastidores de uma campanha política é extremamente prejudicial para o desempenho do candidato. Esse comportamento é desastroso, pois significa permanecer na zona de conforto, enquanto o seu adversário se fortalece e você nem percebe.

A maioria dos aspirantes a um cargo público age dessa forma e não sabe como lidar com essa situação. Esse erro, considerado fatal por alguns estudiosos, ocorre por várias situações que mostram uma falsa realidade aos postulantes, pois é mais fácil acreditar que a vitória está garantida, que lutar para conquistá-la com suor, sacrifício e determinação.

O que o faz pensar e agir como se a vitória estivesse consumada?

Geralmente essa falsa expectativa começa com o resultado das primeiras pesquisas, que na maioria das vezes são precipitadas. As entrevistas são feitas muito longe do período das eleições e um ou outro candidato pode parecer desconhecido do eleitor.

Parte dos entrevistados mudam de opinião durante a campanha. O eleitor escolhe seu candidato baseado em emoção, empatia, trajetória pública e um certo grau de proximidade.

Levando em consideração esse tipo de comportamento do cidadão, podemos afirmar que nenhuma pesquisa feita sem cautela e estudo e no tempo certo pode representar a verdadeira preferência do eleitor.

Pesquisas realizadas por vários institutos especializados em política e trabalhos provenientes de alunos de universidades que também lidam com o assunto de forma específica revelam que a maioria dos eleitores define seu voto no percurso da campanha eleitoral e quase sempre da maneira mais emotiva possível.

É preciso ser otimista e ter fé na vitória. No entanto, é necessário ter bom senso para evitar a certeza de que a campanha já está ganha, pois essa falsa realidade pode significar acomodação e um convencimento que certamente irá comprometer e causar grande frustração em toda a equipe.

Se você não quiser comprometer sua trajetória política, fique atento a esses fatos que contribuem para um proponente achar que já ganhou a campanha. Além das pesquisas, existem outros acontecimentos que podem contribuir para esse sentimento, como a adesão de uma pessoa da oposição, por exemplo. Quando alguém “vira” para o seu time é motivo de alegria, mas não se iluda. Outras pessoas que eram simpáticas a você irão para o lado de lá…

Mantenha os pés no chão e trabalhe!

Sonhar não custa nada, mas mantenha os pés no chão e contrate uma assessoria de marketing político, para que erros como esses possam ser identificados a tempo de trabalhar as soluções.

Faça um planejamento de reuniões com as lideranças do seu município, tenha um discurso afinado, capriche material de propaganda com boas fotos e textos de fácil entendimento, prepare um bom plano de governo, tenha um site bem elaborado, redes sociais sempre atualizadas e busque o envolvimento com o eleitor de forma clara, segura e jamais fuja ao compromisso com o seu público.

TM Fácil é um projeto da empresa TM Assessoria, Comunicação & Marketing em parceria com a Publicar na Web. Nossa missão é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns, além de promover soluções práticas e inteligentes para a sua empresa. Somos especializados em marketing político e disponibilizamos uma equipe completa de profissionais com assessoria política, jurídica e de imprensa e assistentes de palcos para a sua campanha. Curta a Fanpage facebook.com/tmfacil para acompanhar nosso material. Fale conosco: envie um e-mail para contato@tmfacil.com.br ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 999501322 – estamos online de segunda a sábado.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×