Marketing Político: primeiros passos!

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Antes de começarmos, é importante entender que existe uma diferença entre Marketing Político e Marketing Eleitoral, mas na maioria das vezes os dois andam juntos.

Dois lados da moeda, a diferença!

Marketing Político pode ser definido como “um conjunto de ações e técnicas que visam adequar o perfil de alguém ao seu eleitor, mesmo fora dos períodos eleitorais, gerando empatia e engajamento”. Já o Marketing Eleitoral, podemos dizer que ocorre num determinado período especifico (eleições), onde serão usadas as técnicas do Marketing Político, dentro da área da comunicação em geral, buscando melhorar a imagem de um candidato com o objetivo de conquistar a vitória.

A importância do Marketing Político.

O que para alguns parece ser fácil, para outros é um verdadeiro dilema. São muitos os homens públicos que não sabem o valor que possui o marketing político. Mas hoje você vai ficar sabendo como essa ferramenta, pode ajudar e muito na sua carreira. Alguns usam esse jargão como lema, a propaganda é a alma do negócio, e podem ter certeza, eles tem toda a razão. Só que existe uma diferença muito grande da propaganda comum para o marketing político.

A imagem é tudo, a primeira expressão é a que conquista.

Os homens mais importantes e bem sucedidos da área da administração pública reconhecem que se a imagem deles não aparece da forma adequada na mídia, tudo pode estar seriamente comprometido.

Usar de maneira estratégica e bem feita as técnicas que envolvem o marketing político é sem dúvida a forma mais eficaz de mostrar à todos que você possui características que o diferenciam dos demais.

Assessoria competente.

O bom político precisa necessariamente estar cercado de profissionais que entendam de verdade sobre marketing político. O que mais acontece em países de terceiro mundo, como é o caso do Brasil, são pseudos profissionais da área da comunicação se passarem por pessoas com profundo conhecimento sobre a gestão do marketing político, e quando a verdade vem à tona sobre a falta de conhecimento técnico e preparo do tal “Profissional” tudo estará comprometido e a imagem do homem público em questão fica cheia de ranhuras ou descrédito. Para que isso não aconteça com você, é importante entender que só quem tem especialização nessa área está realmente apto a conduzir as estratégias de comunicação. Há bem pouco tempo em algumas regiões do nosso pais é que começaram a ver a importância que tem uma equipe de estratégia de marketing político, formada por profissionais com verdadeiro conhecimento. Essa equipe possui subdivisões e profissionais distintos que compartilham do mesmo propósito, mas que atuam de forma diferente dentro de cada projeto.

A equipe é fundamental!

O importante é saber que todo grande homem público possui por trás de suas aparições em qualquer meio de comunicação, uma equipe especializada em marketing político que não deixa nenhum acontecimento desfavorável se manifestar. Não é tão simples assim, mas pessoas preparadas e com conhecimento podem transformar um simples homem do campo, num expressivo campeão de votos, e como isso é feito? Essa é a grande questão que muitos encontram pela frente e não se atentaram para tal comportamento que pode significar a grande diferença na carreira de um político bem sucedido.

Onde usar Marketing Político!

Só para você ter ideia de como é importante estar preparado, a maioria das pessoas acha que o marketing político, trata-se apenas da forma como será realizada a propaganda de um determinado estadista. Esse erro de imensas proporções ocorre principalmente pela falta de conhecimento, pois marketing político engloba todas as ações que envolvem a administração, pessoal, corporativa, política e social de um gestor.

Transformar o perfil!

O primeiro passo de uma equipe especializada é conduzir o administrador a um perfil de líder e para isso precisará transformar a conduta em geral indo desde a maneira de falar, se vestir, gesticular e tratar as pessoas, até o abandono de certos hábitos como fumar. Essa mudança se mostra na maioria dos casos significativa, pois em geral é como se fosse um diamante bruto que precisa ser lapidado. É neste exato momento que entram os cursos de oratória, etiqueta, conhecimentos básicos de informática, inteligência emocional, liderança e comportamento interpessoal.

Finalização!

Passada essa primeira fase, agora o homem público já está apto a mostrar o seu melhor perfil. É neste momento que a equipe de marketing precisa elaborar as estratégias que irão lançar para todos um novo ícone da política, ele será o centro das atenções e tudo que partir dele será um grande acontecimento. Veja bem estamos falando de uma pessoa e não de uma administração, são casos distintos que precisam de formas diferenciadas de marketing político. No próximo artigo falaremos sobre Marketing Político na administração.


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Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

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