Liderar é empreender na busca de conhecimentos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Estamos vivendo um momento muito delicado no país e no mundo por conta da ação acelerada da crise econômica que determina novos padrões de comportamento – tanto para o cidadão quanto para empresas. Algumas alternativas apontam para ser mais cauteloso na hora de empreender e outras dizem nitidamente para não ter medo e seguir investindo. Mas qual seria a ação correta nesse momento turbulento e nervoso?

Bem, por toda a história nós vimos que é justamente nesses momentos de dificuldade econômica que o empreendedor precisa acreditar na sua ideia. Para determinar onde e quando investir é preciso fazer um estudo muito apurado sobre a segmentação e todo o custo operacional para a implantação do projeto.

Até aqui as coisas vão seguindo conforme a tradição do mundo dos negócios, mas existe nesse momento um ponto de desatenção que hoje se faz presente na maioria das pessoas na hora de empreender. O que devemos saber antes de colocar qualquer projeto em prática é se como empreendedores estamos preparados para uma sequência de ações que determinarão nosso sucesso ou fracasso, ou se estamos investindo onde realmente precisamos.

Muitas pessoas acham que investir onde precisamos é colocar todo o dinheiro no projeto e começar a construir prédios e comprar insumos e na verdade não é nada disso. A principal ação do empreendedor na hora de construir uma ideia para empreender e em seguida colocá-la em prática é primeiro investir em conhecimento.

Quando isso não ocorre, estamos ligados diretamente com uma sequência de erros que aniquilam qualquer possibilidade de sucesso. E com o líder esse tipo de comportamento não é diferente. O verdadeiro líder precisa saber como agir e se adequar nos novos padrões de comportamento.

Você deve estar se perguntando o que a crise tem a ver com empreendedorismo e liderança. Ambos estão conectados de tal forma que tanto o investidor quanto o líder se não tiverem conhecimento não chegarão a lugar algum.

Nos países de primeiro mundo, as grandes corporações investem em conhecimento para promover melhorias em seus times de colaboradores, e isso vai desde um simples cargo ao mais alto escalão de executivos. São treinamentos, cursos e palestras que levam informação para as mais variadas profissões e isso significa crescer, pois quando adquirimos conhecimento estamos dando largos passos rumo ao sucesso.

Se você quer realmente investir em algo, comece primeiro por você. Faça cursos, leia mais e se dedique com afinco a aprender como anda o mercado para o tipo de negócio que você quer colocar. O líder, assim como o empreendedor, são pessoas especiais que não podem cometer erros, mas caso isto ocorra ambos devem estar preparados para soluções rápidas e emergenciais.

Fica uma dica, antes de começar qualquer negócio estude todas as variações e somente depois de ter certeza sobre tudo que cerca aquela situação siga em frente.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×