Eleições 2016: novos desafios para os candidatos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os últimos e impactantes acontecimentos na política brasileira estão mudando a maneira de pensar e agir de muitos cidadãos e certamente isso vai provocar uma dificuldade de adaptação nos candidatos ao pleito de 2016.

De uns tempos pra cá, as pessoas estão se sentindo frustradas e decepcionadas com alguns políticos, e isso compromete a reputação de toda a classe.

Com esse tipo de comportamento, as eleições terão novos desafios. Será uma campanha eleitoral com aspectos diferentes, justamente por se tratar de um ano muito turbulento, com situações delicadas que podem comprometer qualquer candidato.

O cenário foi agravado com o Impeachment, cassação, corrupção ativa e passiva, substituição de um governo, operações e investigações, etc. Muitas informações negativas para o eleitor, que desgastaram e enfraqueceram a imagem do político.

A verdade é que a maioria dos brasileiros, por não saberem diferenciar o bom do mau político, acabam generalizando e passam a enxergar todos como corruptos. Para desmistificar esse conceito, o candidato precisa estar preparado para os desafios.

Você está preparado para colocar o seu nome para apreciação do eleitor? Saiba que não será uma campanha comum. Somente os candidatos que se adequarem de acordo com as mudanças que ocorreram nesse novo perfil do eleitor poderão conseguir um bom resultado nas urnas.

Não basta ter boas propostas: se houver um desgaste na sua imagem, você já larga em desvantagem na corrida eleitoral. A dificuldade será tão grande que candidatos despreparados e sem conhecimento que ganhavam sem muito esforço em eleições passadas, agora terão que aprender a se encaixar diante da nova maneira de pensar e agir do eleitor.

A primeira mudança significativa que ocorrerá na forma do eleitor escolher seu candidato preferido vai ser julgar seu comportamento em relação à suas ações dentro da comunidade em que vive.

Se você é o tipo de político que costuma ir à igreja ou aparecer em velórios apenas na véspera do período eleitoral, será visto como demagogo. Prepare-se para adotar um comportamento verdadeiro, que condiz com as suas crenças e atitudes. Frequente a igreja se você for uma pessoa religiosa.

Com o descontentamento e a atual situação política do Brasil, o cidadão ficou mais exigente e não vai ser fácil conquistar votos. Vamos mostrar quais serão as características mais afetadas no perfil do candidato e as áreas da campanha eleitoral que exigirão mais atenção provocadas pela mudança do perfil do eleitor nas eleições de 2016.

Confiança é a número um por se tratar da queda na credibilidade que todos os políticos sofreram nos últimos tempos. Por isso, o candidato terá que se desdobrar para mudar sua Postura e se mostrar o mais correto e confiável possível, não prometendo coisas absurdas, deixando as pessoas perceberem como se sente bem na presença delas, lembrando o nome de todos, olhando nos olhos, sendo sempre simpático e jamais faltar ou chegar atrasado aos seus compromissos, evitando vícios de linguagem para melhorar a Comunicação, pois a maneira correta de falar alcançará seus objetivos e sempre será entendido por todos, causando uma ótima impressão.

Os seus discursos precisam ser convincentes e você terá que dominar a Oratória em todos os aspectos, como gestos, palavras com maior entonação ou inflexão, expressão corporal e facial, entre outros segredos da boa comunicação para causar impacto e atingir a sociedade. Como complemento, cabe investir na Comunicação Áudio – Visual, onde os mínimos detalhes não podem ser esquecidos, como uma foto perfeita que aproveita o máximo da expressão facial do candidato, um banner com imagens nítidas, sem poluição visual, vídeos simples, mas com conteúdo explicativo, gravações em áudio com mensagens claras e objetivas, impressões em geral como panfletos ou santinhos com linguagem clara e sem palavras de difícil entendimento.

A comunicação bem feita se estende às Redes Sociais, que também será um grande desafio, pois se o candidato e sua equipe ou assessoria não as dominar da maneira correta, poderá perder votos e ainda sofrer com alguns comentários desagradáveis de eleitores adversários.

O mais importante nessa ocasião especifica é saber se comportar nas redes sociais sem gerar nenhum tipo de constrangimento, ou ainda provocar aqueles que não compartilham de suas ideias com declarações ou perguntas desnecessárias.

Corpo a Corpo, como muitos sabem, é a principal fase da campanha, onde as visitas são fundamentais para estreitar os laços entre candidato e eleitor. Prepare-se para a parte mais difícil da campanha, pois você terá que justificar ou tentar responder pelos erros dos outros e será bastante indagado sobre os roubos na política. Seu autocontrole será exigido a todo momento, de acordo com cada situação.

O bom mesmo é ouvir com bastante atenção o que o eleitor tem a dizer e sempre se mostrar solícito para entender seus anseios sem esquecer que sua eleição depende muito desse contato e o poder de convencimento nessa hora, mas para que isso aconteça da melhor forma possível o candidato terá que colocar a sua Inteligência Emocional em prática, que não poderá falhar em nenhum momento durante todo o percurso da campanha.

Você será testado a todo instante. Nunca esqueça que sem preparação correta ninguém, em qualquer que seja as circunstâncias, estará preparado para vencer. Todas as etapas da campanha eleitoral devem ser acompanhadas por profissionais capacitados, especializados em marketing político, jornalismo e marketing digital para facilitar o relacionamento com o eleitor.

É responsabilidade do coordenador geral da campanha conhecer e dominar amplamente essas áreas, pois campanhas eleitorais são iguais em qualquer lugar do mundo, o que muda é o nível intelectual do candidato e eleitor.

Para começar a mudar seu perfil como candidato nas eleições de 2016, leia também: 5 passos para uma campanha eleitoral vitoriosa e O resultado das urnas mostrará quem foram os bons oradores.

TM Fácil é um projeto da empresa TM Assessoria, Comunicação & Marketing em parceria com a Publicar na Web. Nossa missão é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns, além de promover soluções práticas e inteligentes para a sua empresa. Somos especializados em marketing político e disponibilizamos uma equipe completa de profissionais com assessoria política, jurídica e de imprensa, assistentes de palcos, locutores, entre outros. Curta nossa Fanpage facebook.com/tmfacil para acompanhar nosso material. Fale conosco: envie um e-mail para contato@tmfacil.com.br ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 999501322 – estamos online de segunda a sábado.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×