Conheça 6 benefícios da energia solar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você sabia que 18 dias de irradiação solar contém toda as energias das reservas mundiais de carvão, petróleo e gás natural juntas? Os benefícios de adotar a energia solar vão além dessa eficiência. Confira:

1. Utilização de uma energia renovável e inesgotável

Entre todos os benefícios dos painéis solares, o mais importante é que a energia solar é uma fonte verdadeiramente renovável de energia. Ela é acessível enquanto tivermos o sol, portanto a luz solar estará disponível para nós por pelo menos 5 bilhões de anos quando, segundo os cientistas, o sol vai morrer.

Em contraste, os combustíveis fósseis não são renováveis ​​e, embora possam parecer abundantes hoje, chegará um momento em que vai acabar ou o custo de encontrar e extrair essas fontes se tornará muito caro. Nesse momento, os danos resultantes à nossa infraestrutura financeira e ao meio ambiente podem ser irreparáveis. Mudar para a energia solar hoje é a melhor maneira de se proteger contra a realidade dos recursos finitos de combustível.

2. Menos impacto ao meio ambiente

A energia solar tem o menor impacto negativo no meio ambiente em comparação com qualquer outra fonte de energia. Não produz gases de efeito estufa e requer pouca água para a manutenção, ao contrário das usinas nucleares, por exemplo, que necessita de 20 vezes mais.

A produção de energia solar não cria nenhum ruído, o que é um grande benefício, uma vez que muitas instalações solares estão em áreas urbanas. Sistemas de energia solar derivam de energia limpa e pura do sol. A instalação de painéis solares ajuda a combater as emissões de gases de efeito estufa e reduz a dependência coletiva de combustível fóssil.

A eletricidade tradicional é proveniente de combustíveis fósseis, como carvão e gás natural. Quando os combustíveis fósseis são queimados para produzir eletricidade, eles emitem gases nocivos que são a principal causa da poluição do ar e da mudança climática global. Não só os combustíveis fósseis são ruins para o meio ambiente, mas também são um recurso finito. Por causa disso, o preço está constantemente flutuando e pode aumentar em um curto período de tempo.

A energia renovável também melhora a saúde pública. Plantas de carvão e gás natural produzem poluição do ar e da água que é prejudicial à saúde humana. Mas a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis, como a energia solar, pode reduzir a mortalidade prematura e os custos gerais de saúde.

3. Redução da poluição da água

Enquanto todos os processos de fabricação exigem um pouco de água, as células solares fotovoltaicas não precisam de água para gerar eletricidade. Este é um dos maiores benefícios ambientais da energia solar. A biomassa tradicional e as usinas de energia geotérmica, como gás natural e instalações a carvão, exigem grandes quantidades de água para facilitar suas necessidades vitais de resfriamento.

4. Diminuição da contaminação do ar que respiramos

As emissões nocivas de dióxido de carbono e metano dos combustíveis fósseis, nossa tradicional fonte de energia, são os principais contribuintes para o aquecimento global e a principal causa da baixa qualidade do ar. Gerar eletricidade com painéis solares não produz gases de efeito estufa. De fato, a capacidade solar atualmente instalada nos Estados Unidos deverá compensar até 16,8 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano. Esse é um grande passo para reverter o impacto humano da mudança climática.

5. Baixos custos de manutenção

Os sistemas de energia solar geralmente não exigem muito trabalho de manutenção. No entanto, é preciso mantê-los relativamente limpos algumas vezes ao ano. Você pode contar com empresas de limpeza especializadas que oferecem esse tipo de serviço. Os fabricantes de painéis solares mais confiáveis ​​oferecem 20-25 anos de garantia. Além disso, como não há peças móveis, não há desgaste. Normalmente, o inversor é a única peça que precisa ser alterada após 5 a 10 anos, pois está trabalhando continuamente para converter a energia do sol em eletricidade.

6. Muito mais economia para o seu bolso

A sua conta de energia cairá drasticamente. A sua economia dependerá do tamanho do sistema solar e do uso de eletricidade ou calor. Além disso, se você gerar mais eletricidade do que usa, o excedente será exportado de volta para a rede e isso se reverterá como bônus  (considerando que seu sistema de painéis está conectado para a grade). A economia pode crescer ainda mais se vender o excesso de eletricidade a taxas elevadas durante o dia e comprar eletricidade da rede durante a noite, quando as tarifas forem mais baixas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×