Você é um líder comunicativo?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

É tecnicamente impossível ser um líder eficiente sem antes ser um excelente comunicador. O sucesso da liderança está intimamente conectado com a comunicação. A gestão, aliada a uma linguagem simples e objetiva é fundamental para alinhar expectativas e inspirar novas ações.

As maiores organizações do mundo possuem uma preocupação especial com a comunicação do sistema organizacional. Hoje existe uma consciência de que o sucesso da empresa depende do desenvolvimento das pessoas, afinal, empresas são administradas por pessoas.

O fato de se comunicar bem e com clareza faz com que o líder tenha respostas para todas as suas perguntas ou dúvidas e dificilmente será preciso um estudo aprofundado para visualizar o raio-x da empresa.

Fazer planejamentos, delegar atividades, identificar problemas e monitorar acontecimentos, além de servir como modelo para que outras pessoas se comportem de maneira similar, são ações que exigem do líder a habilidade de se comunicar bem.

Fique sempre disponível e nunca fora do alcance das pessoas. Comunicar é também saber ouvir. Nunca fale demais, espere o seu tempo. Não use palavras complicadas para provar que você é eloquente, isso pode trazer muitos danos na compreensão das pessoas e principalmente no que elas vão achar da maneira de como você se comunica. Um bom líder domina a arte de se comunicar com as pessoas e organizações. Use a comunicação a seu favor.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


2 comentários em “Você é um líder comunicativo?

  • 17 de novembro de 2015 em 13:12
    Permalink

    Parabéns pelo site, Tomas!

    Resposta
    • 17 de novembro de 2015 em 13:59
      Permalink

      Obrigado! Volte sempre.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×