Como posso alcançar a excelência no atendimento ao cliente?

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Em uma época em que a competitividade está mais acirrada, o cliente está mais exigente, pois tem mais informações e muitas opções de escolha. Por isso, cada vez mais as empresas buscam uma maneira de como melhorar o atendimento.

Hoje, é preciso fazer mais que o convencional feijão com arroz. Não basta ter um bom atendimento. Para prosperar, a sua empresa precisa oferecer um serviço de excelência no atendimento.

O relacionamento é o primeiro passo para alcançar a excelência no atendimento

Não podemos pensar em atendimento sem falar em relacionamento, porque ambos são a mesma coisa. O consumidor não se fideliza com o produto ou a empresa. Ele se torna fiel com as atitudes. Atendimento é relacionamento.

Se a sua equipe não estiver preparada para atender o cliente, certamente não saberá se relacionar bem com ele. A pior consequência dessa catástrofe é a queda nas vendas. E não adianta ficar choramingando e colocando a culpa na “crise”.

Vender parece uma atividade como outra qualquer, mas exige técnicas e habilidades, como, por exemplo:

  • Ser simpático e atencioso em todos os momentos, acima de tudo.
  • Fazer uma abordagem correta (Olá/Tudo bem?/Posso ajudar?).
  • Saber ouvir e compreender o desejo cliente.
  • Fazer as perguntas certas que podem ser decisivas na hora compra.
  • Saber agradar o cliente fazendo um atendimento personalizado
  • Entender as necessidades do outro
  • Demonstrar real interesse pela busca de soluções
  • Nunca deixar o cliente esperando

A importância de conhecer o produto/serviço

Hoje, quando o cliente busca uma empresa, ele já tem algumas informações sobre o produto/serviço, pois pesquisou no Google. Nem sempre ele tem a informação correta, porque a internet também é bem servida de lixo e comentários esdrúxulos.

Se o seu vendedor gaguejar diante de uma questão, não souber responder a dúvida do cliente com precisão ou se o cliente demonstrar que sabe mais que ele sobre o seu produto/serviço, esse relacionamento está comprometido.

Certifique-se de que a sua equipe conhece bem todas as funcionalidades do seu produto/serviço, para que possa ajudar o seu cliente na resolução dos problemas.

5 dicas que contribuem para um atendimento excelente

  1. Sinceridade

Para conquistar credibilidade, é preciso ser sincero. Se o cliente sentir que alguém está tentando vender uma ideia com argumentos incoerentes, vai se sentir ofendido e desistir da compra. O cliente quer dedicação e o papel do atendente é ser amigável, nunca oportunista.

  1. Comprometimento

Independente da empresa ser física ou virtual, o compromisso com o cliente deve ser uma missão diária que envolve toda a parte logística. É extremamente importante cumprir prazos estabelecidos. Quando o cliente fica satisfeito, é muito comum ele recomendar a empresa para amigos e familiares.

  1. Dinamismo

A agilidade no atendimento é muito importante. Deixar o cliente esperando ou olhando para os lados em busca de alguém para ajudá-lo é o mesmo que dizer que ele não é bem-vindo. Evite a formação de filas na sua loja. Se for necessário, contrate mais atendentes e promova um atendimento mais ágil e eficiente.

  1. Comunicação

Quando o cliente busca interagir com a empresa e não encontra meios para isso, é frustrante. Utilize diversos canais de comunicação à disposição: e-mail, telefone, número de WhatsApp e redes sociais para que ele possa entrar em contato com facilidade.

Você também pode se comunicar com os clientes, promovendo campanhas para um público segmentado por idade, sexo ou faixa etária. Ofereça um conteúdo que seja relevante para cada perfil.

  1. Encantamento

Encantar o cliente será um diferencial para conquistá-lo. O que você acha de distribuir rosas vermelhas no Dia Internacional da Mulher? Ou oferecer uma bebida quente em um dia muito frio? Crie o seu diferencial para se destacar da concorrência. Basta usar a sua criatividade. Mas pense com estratégia, ou seja, promova ações de acordo com o seu público.

monique-tmMonique Gomes é jornalista certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil.

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TM Fácil é um projeto da empresa TM Assessoria, Comunicação & Marketing em parceria com a Publicar na Web. Nossa missão é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns, além de promover soluções práticas e inteligentes para a sua empresa. Curta nossa Fanpage facebook.com/tmfacil para acompanhar nosso material. Fale conosco: envie um e-mail para falecomtm@gmail.com ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 99709 9112 – estamos online de segunda a sexta.

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