Como conquistar o primeiro emprego

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Comece com sucesso sua vida profissional!

Os jovens em sua maioria enfrentam uma tarefa muito difícil que é a inserção no mercado de trabalho. Com a crise econômica mundial, se para quem tem capacitação já é uma batalha, imagine para quem está procurando o primeiro emprego. As empresas se tornaram cada vez mais exigentes e preferem pessoas com mais qualificação. Mas conquistar o tão sonhado espaço não pode ser considerado um momento de pânico ou pavor na vida dos que estão debutando em busca de realizar esse sonho. Assim como em qualquer outra etapa da vida as barreiras terão que ser vencidas, e para que isso seja feito com mais tranquilidade, aqui vão algumas dicas valiosas para você se encaixar no perfil desejado pelas empregadores.

Para conseguir o primeiro emprego é necessário inteligência e percepção!

Tudo começa pelo seu grau de conhecimento. O bom candidato precisa ser bem informado, possuir características que o diferenciem dos outros e certamente para o empregador aquele que tem mais conhecimento, é sempre a melhor opção. Para isso o aspirante deve se preparar fazendo cursos básicos que fortaleçam seu perfil como auxiliar de administração, informática, técnicas em atendimento, vendas e algum idioma dê prioridade ao inglês. Tendo se preparado de forma adequada o pretendente precisa conhecer a região onde mora ou quer trabalhar. Quais são as empresas que estão localizadas naquele setor, as ramificações que elas atuam, qual o período de contratações, quem são as mais novas ou as que estão chegando, se existe vagas de emprego temporários, em muitos casos os empregos por temporadas acabam se tornando fixos. Essas informações são fundamentais para encurtar o processo de procura e para o postulante agir com mais assertividade. O tempo nessa e em qualquer outra etapa da vida é precioso.

Um bom curriculum pode definir sua vaga!

Depois de ter estudado com muita cautela e exatidão a região e as empresas, chegou a hora de preparar seu curriculum. Esse passo é um dos mais importantes no início de qualquer carreira, pois será a sua primeira apresentação para buscar curiosidade e engajamento por parte do empregador, e aquela velha frase “A primeira impressão é a que fica” cabe perfeitamente nessa ocasião. Saber elaborar um curriculum é fundamental para antes de tudo agradar quem está à procura de um bom funcionário. Para confeccionar uma boa apresentação através de um curriculum não é preciso colocar ali um mundo de informações e torna-lo cansativo e com isso provocar desinteresse. A forma ideal é sempre ter cautela nas informações e procurar ser o mais elegante possível no conteúdo do documento.  Para começar faça tudo sem nenhuma rasura. As informações pessoais são obrigações. A formação intelectual do concorrente não precisam conter todo o seu histórico escolar, apenas os dados mais relevantes. Quanto aos cursos, procure colocar somente aqueles que de alguma forma estão ligados ao seguimento da empresa. As aptidões do aspirante devem ser expressadas com muito cuidado, pois na maioria das vezes muita gente acaba dizendo ali coisas que não deve. Em fim o curriculum deve ser o mais simples porém, com informações que o contratante mais precisa. Muito cuidado com a foto, é dela na maioria das vezes a primeira impressão.

Como se dar bem em uma entrevista de emprego

Seguindo adiante se selecionado e esperamos que seja, prepare-se para a entrevista. Ter cuidado especial com esse momento é essencial para uma futura contratação. Comece tudo pelo trato com seu corpo, fazendo uma higiene impecável, corte as unhas, os cabelos, sobrancelhas, escove bem os dentes, use de preferência fio dental e enxaguante bucal. Nada de ir para essa conferência com roupas extravagantes, perfume em demasia, muitas joias ou adereços e mascando chicletes. Cautela na maquiagem, algumas mulheres exageram muito nesse item. Nada de tentar usar roupas sensuais, pois não é um encontro e sim uma entrevista de emprego. Use roupas adequadas a ocasião, quase sempre o simples é o que chama mais atenção. Quando for a sua vez, entre aperte a mão do interlocutor(a) com firmeza para demonstrar segurança e sorria sem ser forçado. Sente-se de forma elegante e sem pressa. Durante a entrevista mantenha o corpo em postura ereta e nada de ficar mexendo as mãos ou pés numa agitação frenética. Procure sempre olhar o entrevistador(a) nos olhos, nada de ficar olhando para os lados e jamais baixe sua cabeça na hora de uma resposta. Seja sempre solicito nas palavras e nunca fale demais. Mantenha a tranquilidade, respire com calma e preste bastante atenção as perguntas, pois algumas estarão testando você. Quando lhe perguntarem sobre suas qualidades e defeitos, muito cuidado com as respostas, nunca aponte nada que poderá ser usado contra você, fale sobre sua proatividade. Procure gerar com o entrevistador um feedback onde tudo fique mais transparente, demonstre vontade de trabalhar, desejo por aquele emprego e muita garra e determinação. Esperamos que de alguma forma essas dicas possam ajudar você e sua carreira profissional que a partir de agora está começando. Inscreva-se no contato@tmfacil.com.br e receba mais dicas.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×