Como começar um negócio sem fracassar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você percebeu como tem gente por aí que monta um negócio e nem sequer sabe o valor do investimento? Muitos só sabem o quanto gastou. Quando falamos em investimento, estamos dizendo no popular que colocamos o dinheiro em algo que terá retorno. Será?

A maioria das pequenas e médias empresas fecham em menos de um ano por falta de gestão, pois desconhecem os custos reais do investimento. Pessoas com formação acadêmica não estão isentas de enfrentar o fantasma da falência, por falta de conhecimento específico na área em que a empresa atua e isso mostra que é preciso ter conhecimento no nicho o qual a organização faz parte.

Temos visto uma série de fatos dessa natureza e que continuam permeando a vida difícil de muitos empreendedores. O que é preciso fazer para não cair nesse poço profundo que muitas vezes não tem saída? Por que tantas pessoas realizam o sonho de montar o próprio negócio e meses depois batem de frente com o fracasso e fecham as portas? Você está realmente preparado para abrir uma empresa? O que é preciso saber para ter a segurança de montar uma empresa e deixá-la fluir? Quais as alternativas e os mecanismos de saída para possíveis obstáculos que possam comprometer a desenvoltura da sua organização? O que faz você falir? São perguntas simples como estas que as pessoas deveriam se fazer antes de abrir qualquer negócio para ao menos ficarem preparadas no caso de alguns acontecimentos desagradáveis.

Agora vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre o que é preciso fazer e quais as medidas certas para não vacilar na hora de empreender e montar sua empresa. O que muita gente não faz é um estudo correto e detalhado sobre no que vai investir e gastam tempo demais se preocupando com o lucro que vai dar e esse é o grande erro da questão.

É preciso conhecer a fundo o ramo onde você vai investir, primeiro analisando o comportamento das empresas do setor e a variação do mercado. Como elas agem em determinada situação, o que elas fazem para agregar conhecimento e como elas saem dos possíveis obstáculos. Esse tipo de ação feita da forma correta sempre dá resultado, pois você está estudando minuciosamente quem já está no mercado, trabalhando com tudo que você pretende fazer.

Não esqueça que esse estudo precisa ser feito de forma conceituada e muito específica. As perguntas têm que ser claras, como se fosse aquele método bastante conhecido 5w2h, onde os questionamentos existem para identificar ações e principalmente identificar onde os outros estão cometendo erros para você aplicar as soluções, afinal, você ainda vai passar pelo mesmo problema.

O mais importante é prever os acontecimentos e não deixar a empresa entrar em zonas de divergência que acabam por prejudicar totalmente o andamento do empreendimento. Para não falir é preciso ter determinação, foco, capacitação, metas e nunca desistir dos seus sonhos, porém é necessário ter conhecimento prévio antes de começar a desenvolver sua empresa, pois é desse conhecimento que virá o sucesso.

Nunca veja o mau exemplo dos outros como vantagem para você e sim como ensinamento, e, acima de tudo, fatos que mostram para você como não agir, contribuem. Veja também os bons exemplos e os tomes como metas para serem colocados em prática. É a forma mais simples de conquistar o sucesso, tendo como espelho as boas ações de empresas que serão seus futuros concorrentes.

Não se encante com a sua esperteza ou sabedoria, o auto ego destrói aqueles que se acham demais para qualquer ocasião. Tenha humildade e seja reciproco com todos à sua volta, comunique-se mais e com clareza – a forma com que a sua equipe se comunica é responsável pelos resultados positivos da sua organização.

Se quiser receber outras dicas ou fazer uma avaliação gratuita sobre liderança mande um e-mail para falecomtm@gmail.com ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 99709 9112 – estamos online de segunda a sexta.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×