Auto Sabotagem, o que é ? E como identificá-la.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Muitas pessoas não conseguem alcançar seu objetivos e acham que isso é devido a fatores normais da vida. A realidade é que a maioria desconhece os efeitos da auto sabotagem e acabam passando pela mesma situação repetidas vezes. O primeiro passo é saber do que se trata, tentando identificar em si os principais sintomas que levam a este tipo de comportamento prejudicial.

As variações da auto sabotagem

Sem criar uma definição direta, é a maneira quase sempre inconsciente de se colocar em regiões de desistência, declínio, anulação, adiando ou remarcando para uma próxima data. Mas essa conduta não se refere somente a um tipo de procedimento, existem ocasiões em que a forma de agir de alguém com quem se relaciona e que sofre deste mal, acaba por influenciar a pessoa sem que esta perceba. E não é só isso, outra característica é conseguir enxergar nos outros suas dificuldades e jamais reconhece-las em si mesmos.

A difícil arte de aceitar

Em geral as pessoas acometidas por este tipo distúrbio comportamental, só veem as coisas ficando cada vez mais difíceis, pois não aceitam que necessitam da ajuda de um especialista que tenha um vasto conhecimento nesta área, e quando percebem, o tratamento se torna mais árduo e o tempo mais precioso.

Auto sabotagem sintomas e tratamento

Os principais fatores que contribuem para esse mal que hoje assola a humanidade são: Baixo auto estima, términos de relacionamentos amorosos, desentendimentos familiares, círculo de amigos, escolhas de profissões erradas, e o principal, a falta de amor próprio, que quase sempre levam a depressão. A auto sabotagem pode ser curada, mas requer muita disciplina e dedicação. Tudo tem que ser minuciosamente estudado e levado em consideração, pois já foi comprovado cientificamente que até o ambiente onde se vive, pode rumar para este condicionamento. Alguns costumam adiar o começo de quase tudo, principalmente atitudes ligadas à saúde. Daí então bons hábitos como dietas, educação física, deixar de fumar, ser mais participativo, proativo, sair da zona de estagnação e começar a  movimentar corpo e mente, sempre ficam para um segundo momento.

Faça esse teste e descubra se está se auto sabotando

Para saber se você está se auto sabotando faça o seguinte teste: reveja nos últimos 30 dias quantas vezes você deixou de tomar alguma atitude que poderia significar grandes mudanças em sua vida. Se o número for maior que 3 acenda a luz amarela e fique em alerta para observar se esse comportamento irá se repetir. Se na sua contagem chegar a 6 ou acima disso, é hora de procurar um especialista.

Entenda sabotar-se na maioria das vezes tira seu foco, determinação, progressividade, assertividade e paz de espirito. Faça o seu melhor em tudo e afaste de você a possibilidade de sentir – se desmotivado e sem coragem de tomar a iniciativa. Veja outros artigos em nosso site.

 

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×