Assessoria Política para quem precisa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os tempos estão mudando e com eles as diversas formas de ser político ou fazer política. Um dos maiores exemplos foi exibido no filme Especialista em Crise (2015),­­­­ com direção de David Gordon Green. Sandra Bullock vive o papel de Scoot McNairy, uma fera em campanha política, mas que nas três últimas havia perdido justamente para o marqueteiro do atual candidato adversário. Ambos criam estratégias que fogem do convencional para vencer a campanha como se fosse uma disputa pessoal, fato que torna o filme muito divertido.

Em Especialista em Crise, o trabalho dos marqueteiros coloca a ética em xeque-mate. Trata-se de uma perfeita tradução de como é possível virar o jogo em pleno decorrer da campanha. Mas não esqueça que é ficção. Na vida real muita coisa precisa ser feita antes do embate eleitoral, como por exemplo preparar bem o candidato, desde a forma com que ele se apresenta, vestuário, postura, quanto ao discurso – no filme essas questões não foram trabalhadas pela equipe até Scoot ser contratada para salvá-los de uma derrota esmagadora.

Para não ser pego de surpresa com deslizes que só um especialista no assunto pode resolver, a assessoria do candidato deve elaborar um Briefing de campanha para servir como orientação para todas as ocasiões, principalmente naquelas que vão exigir conhecimento técnico e ampla desenvoltura.

O que todo candidato precisa saber é que o povo vai julgá-lo e elegê-lo ou não, por isso não adianta fantasiar e deixar o ego inflado, achando que a eleição está ganha. É preciso competir com humildade e honestidade.

O candidato que não estiver afinado com as novas tendências, pode se considerar fora do páreo, pois só dessa forma poderá ter êxito na sua campanha e isso vai desde o comportamento pessoal até a correlação com todos à sua volta. São detalhes extremamente importantes: Postura (Maneira e forma de se comportar em qualquer lugar e até de se vestir nas mais diversas ocasiões), Educação (Saber ouvir e se calar na hora e momento certo, agradecer, ser gentil sem se tornar de falsa gentileza), Oratória (O candidato que não souber se expressar e encantar o povo com seus discursos não terá condições de alcançar bons números e muito menos de ser eleito, sua fala tem que ser entendida por todos, emocionante e motivadora), Conhecimento, (Saber exatamente sobre o assunto em questão mostra para o eleitor autoridade no assunto e gera confiança. Se o candidato vai para um debate e não se prepara corretamente, tudo está em risco e pode terminar tragicamente, é preciso ter conhecimento de causa e questão, pois político sem conhecimento gera insatisfação).

Esses são alguns itens que compõem um bom candidato, mas não é qualquer um que sabe preparar de verdade um cidadão para uma carreira política de sucesso, só profissionais com muita experiência e conhecimento podem transformar pessoas simples em verdadeiros líderes carismáticos e cheios de ideias para oferecer a uma população carente de bons exemplos.

Além disso, é preciso o candidato ter humildade para deixar ser guiado e aceitar essa transformação. O que mais acontece hoje é amigos e familiares interferir na campanha e tomar atitudes sem consultar a assessoria do candidato, comprometendo todo o trabalho. Por isso, para ser um candidato de sucesso a primeira ação a ser feita é afastar aqueles que você sabe que estão ao seu lado só por condições financeiras ou outros interesses – não que eles não tenham boa vontade, mas lhes falta conhecimento, e conhecimento é tudo.

A TM Assessoria, Comunicação & Marketing é especialista em marketing politico. Nos próximos artigos iremos abordar assuntos relacionados à campanhas eleitorais. Espero que você tenha gostado. Curta nossa Fanpage facebook.com/tmfácil. Fale conosco: envie um e-mail para falecomtm@gmail.com ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 99709 9112 – estamos online de segunda a sexta.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×