A liderança que não funciona

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Muita gente se pergunta: qual o perfil do líder de hoje? Podemos afirmar que muita coisa mudou, principalmente em relação ao comportamento e as novas tecnologias, que trazem praticidade para quem lidera.

A organização precisa de pessoas determinadas e que nunca esperam o acaso chegar. Pessoas proativas que  estão conectadas com as possibilidades de crescimento da empresa tanto quanto o desenvolvimento dos colaboradores.

Bem, não é isso que acontece quando a liderança desconhece a forma correta de liderar.

O líder que não sabe se comunicar se torna inútil para a organização, pois dele virá fatalmente comportamentos comprometedores com sua equipe, além de mal entendidos e falsas interpretações.

Não ter o conhecimento de como delegar funções é desastroso e certamente colocará a organização em um caminho sem rumo.

A falta de percepção do líder em relação a descobrir o potencial dos colaboradores é um atalho para o fracasso.

O relacionamento interpessoal é um dos maiores obstáculos da liderança. O líder que não sabe administrar pequenos conflitos que surgem no dia a dia compromete os resultados da equipe.

Uma das principais causas da falha na liderança é o autoritarismo. A opressão do líder autoritário causa medo e revolta. Uma liderança bem conduzida causa respeito e admiração.

Sentimentos como egocentrismo colocam o líder numa ilha isolada, sem a possibilidade de encontrar nos outros suas potencialidades. O líder que não sabe lidar com seus sentimentos, ou seja, não usa inteligência emocional, não pode contribuir para o desenvolvimento e equilíbrio da equipe.

Outro problema de quem está liderando é não dividir tarefas por medo de perder o espaço e receio de que as outras pessoas aprendam a sua atividade. Se em algum momento a liderança perder o foco e não utilizar ferramentas de trabalho que possam ajudar a desenvolver e manter uma linha de conduta positiva, todo o desempenho estará comprometido.

O líder que realiza as tarefas dos seus colaboradores por falta de paciência ou confiança está promovendo um comportamento de insegurança no seu colaborador e ainda colocando-o numa zona de conforto. Se o líder resolve tudo, pra quê se preocupar?

O líder que não sabe motivar e conduzir a equipe para o sucesso nunca terá a admiração de todos, somente daqueles que o bajulam.

As reuniões de trabalho são momentos importantes para o alinhamento das ações, no entanto é necessário organizar as pautas para otimizar o tempo. Uma reunião objetiva, que trata um assunto de cada vez, com pessoas dispostas a contribuir com ideias, pode fortalecer o comprometimento da equipe e melhorar significativamente o desempenho das ações.


Quer saber mais sobre consultoria para sua empresa, mande e-mail para falecomtm@gmail.com relatando suas principais dificuldades e receba gratuitamente um diagnóstico para sua empresa.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×