8 dicas para fazer marketing político com sucesso

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Marketing político sacadas importantes

A forma de propagar as ações políticas mudou muito nos últimos tempos. Hoje a maioria dos homens públicos que estão na ativa ou não, possui equipe de assessores que tem a responsabilidade de mostrar suas realizações. Mas o que todos deveriam saber e se conhecem fingem não ver é que não adianta atirar para todos os lados sem tem a certeza de estar atingindo as pessoas certas. O que todo homem público deveria ter a consciência e a maioria infelizmente não compartilha dessa conduta, é que para cada tipo de ocasião o marketing necessita de uma atenção especial. E o que acontece hoje em todo o Brasil, é que pessoas despreparadas estão se fazendo passar por especialistas em mercadologia e esse tipo de comportamento traz sérias complicações ao político, pois na maioria das vezes acabam por fazer a imagem da figura em questão receber um desgaste e crescer na impopularidade.

A distância entre público e marketing político

A tentativa de aproximar cada vez mais o político das pessoas as vezes pode não ser tão rápido como muitos imaginam. Por isso você vai ver aqui algumas alternativas em marketing político que são verdadeiras armas do bem para buscar, agregar e aumentar a popularidade.

1 – Assessor – Tudo começa pela escolha correta do assessor de comunicação que é quem vai comandar todas as ações da equipe responsável por propagar nos principais canais de mídia os assuntos mais relevantes.

2 –  Funções – O assessor deve por sua vez escolher os membros de sua equipe de acordo com a sua especialização. Cada um do grupo precisa ter uma função determinada e especifica, pois dessa forma ninguém vai interferir no papel do outro.

3 – Redator – Uma das funções mais importantes as vezes é esquecida, e o que vemos por ai são erros grotescos que acabam comprometendo o trabalho da equipe, por isso um bom redator sempre atualizado com a regra ortográfica e conhecedor dos novos conceitos de redação é fundamental para o sucesso das ações.

4 –  Pauta – Campanhas de marketing em qualquer plataforma deve obedecer a uma reunião sobre o tema escolhido. Essas discussões devem definir como, porque, quando, formatos, onde e quem deverá publicar o assunto em questão. Somente após a conclusão de tudo é que finalmente o tema será divulgado.

5 – Temas – O que mais acontece nas plataformas de mídia é o despreparo de assessores e equipes de marketing nas escolhas dos assuntos. É necessário entender que nem todo conteúdo deve ser abordado, pois em sua maioria pode comprometer o objetivo da ação. Tópicos que envolvam o político com polêmicas devem ser evitados.

6 – Plataformas – É bom lembrar que nem todas as formas de mídia devem ser usadas, cada uma tem sua importância dentro do contexto geral das ações de uma boa equipe de marqueteiros. O ideal é perceber onde se aplica o tema e de que forma ele atingirá mais rapidamente o seu público alvo. Os canais gratuitos e disponíveis são sem sombra de dúvidas uma grande oportunidade de alcançar mais adeptos desde que bem usados e sem abusos.

7 – Redes Sociais – O nome é sugestivo, mas nem por isso deve-se propagar através delas tudo que se imagina ser marketing político, pois o tiro pode sair pela culatra. Facebook, Youtube,  WhatsApp, Messenger, Instagram, Twitter, Skype, Google+, Linkedin, Snapchat, Pinterest e outros devem ser usados com cautela e nem tudo que se aplica a um deve ser disposto no outro, pois os públicos são na maioria das vezes bem específicos. Uma prova cabal é você pegar a lista de pessoas inscritas em um canal do Youtube e compará-la a outra lista por exemplo do seu próprio perfil do face, você verá que ali existem pessoas com perfis bem diferentes e por isso, deve-se ter muito cuidado com as Redes Sociais.

8 – Imagem – O que você está pretendendo atingir com o marketing político, talvez seja a grande questão. Não basta uma boa foto se o conteúdo da informação não for atrativo e realmente trouxer o que o expectador quer saber. Toda boa imagem deve vir acompanhada de uma excelente informação, com texto claro e simples.

Todos devem ficar atentos, pois buscar engajamento através das redes sociais em suas publicações é a maneira mais eficiente de conseguir propagar em pouco tempo sua imagem e conteúdo, mas não esqueça que tudo depende de como você se comporta diante de tanta tecnologia e mudanças, pois no mundo digital tudo ocorre muito rapidamente e acompanhar essas transformações com precisão faz toda a diferença. Acompanhe outros artigos que certamente podem ajudar você em nosso site.

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Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

 

 

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