estratégias para conquistar clientes

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Como aumentar sua clientela e ser a melhor na sua segmentação

Quando você está por trás do balcão raramente consegue perceber ou até mesmo sentir o que a sua clientela pensa ou acha sobre sua empresa. Enquanto esse dilema continua a lhe atormentar a concorrência está se atualizando e mostrando como deve ser feito. Para que você não fique nessa zona de conflito, vamos mostrar os sete passos para conquistar clientes.

Antes de começarmos é necessário provocar em você a vontade da mudança, pois são muitos os que querem passar por uma transformação na maneira de perceber as próprias deficiências, mas quando essas começam a aparecer a aceitação é outra batalha interna e tudo fica comprometido. É muito importante assentir e deixar que o tempo mostre através de técnicas aplicadas como é indispensável transmutar.

1 – Conheça as novidades e saia do casulo

O primeiro passo é sair do seu estabelecimento comercial e visitar lojas da sua mesma segmentação em centros mais desenvolvidos. Mas atenção, essa visita precisa ser mais técnica e menos deslumbrada, pois depende de como você irá absorver e a maneira que colocará em pratica os resultados positivos. Jamais questione o que está dando certo, aprenda a descobrir e aceitar.

2- Não pare no tempo veja as transformações

 O mundo dos negócios possui uma dinâmica de transformações muito rápida, onde só se mantem no mercado aqueles que se adequam a qualquer cenário em um curto espaço de tempo. Por isso, nunca espere por ninguém para ser o primeiro a pôr em pratica soluções que busquem engajamento dos seus clientes, gerando satisfação e contentamento.

3 – Conhecendo o cliente

Uma das saídas mais usadas nas grandes corporações é tentar através de pesquisa traçar o perfil do cliente. Mas entenda que essa pesquisa também precisa mostrar as deficiências do seu estabelecimento comercial. O consumidor é  o foco principal da sua empresa. E para perfilar é necessário entender suas carências. O conteúdo dessa pesquisa tem que ser de simples entendimento e com perguntas curtas, jamais faça um questionário longo e cansativo. Procure buscar engajamento.

4 – Como formatar o questionário

Na elaboração desse interrogatório você pode até envolver promoções e descontos, como por exemplo um número na folha que ao ser apresentada na hora de pagar se estiver preenchida gera imediatamente um desconto para o cliente, em fim tudo que você nessa ocasião possa interferir para causar uma opinião positiva mostrando que está tentando melhorar os serviços da empresa, será bem visto por todos.

5 – Algumas atitudes identificam sua organização

É quase que regra do empreendedorismo a excelência no atendimento. Por tanto, nunca esqueça que a qualidade no serviços prestado pela sua organização deve seguir esse contexto. 1 – qualidade absoluta no atendimento, 2 – layout impecável, proporcionando facilidade em todas as variantes que favoreçam uma compra tranquila e sem desgaste, 3 – o preço que pode ser até um pouco acima da concorrência, mas se os dois itens anteriores forem seguidos à risca, ele será o menos importante, pois o que as pessoas buscam é bom atendimento e ambiente agradável.

6 – Sua empresa é a marca registrada de como você a conduz

Sabendo que você é o único responsável por sua empresa ser uma das melhores ou não, a busca por conhecimento e capacitação deve ser incessante. A sua equipe precisa constantemente passar por treinamentos específicos, onde cada um será testado e selecionado para a partir desse momento executar papel importante no contexto geral da empresa. Você precisa de mais treinamento nas diversas áreas do empreendedorismo. E necessita se transformar no líder maior da sua organização, um exemplo para todos e motivo de orgulho.

7 – Os pequenos detalhes no final eles serão a grande diferença

Concluído as etapas anteriores com êxito chegou a hora de mostrar para todos as evoluções que sua empresa está aplicando e tudo isso acontece de forma simples e objetiva em campanhas de marketing bem elaboradas e que façam os clientes pensar. As redes sociais são hoje os mais fortes aliados para se obter excelentes resultados a curto prazo. Mas cuidado para não se tornar invasor da privacidade alheia e acabar por ser taxado como intransigente ou desagradável. O mais certo é contratar um profissional com experiência neste setor e procurar mostrar as melhores características da sua empresa que a diferenciam das demais.

Seguindo atentamente essas dicas certamente sua organização será uma das melhores em sua região, mas tenha muito cuidado com os exageros, nunca pense que a sua marca pode fazer tudo, pois no ponto final de chegada está o cliente e este merece respeito e consideração. Acompanhe outros artigos em nosso site e mande sua pergunta para contato@tmfacil.com.br

 

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

 

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