7 Dicas valiosas para vencer em 2016

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

2016 será um ano de desafios para muitas pessoas, principalmente pelas mudanças e acontecimentos que irão revelar quem está preparado ou não para enfrentá-lo.

Uma crise econômica que começou em 2012 terá seu ponto alto em 2016 com alterações significativas para todo o país. As medidas que serão impostas pelo governo para reparar um descuido ou despreparo para lidar com esses problemas tão importantes como crise econômica, política, corrupção, impeachment, Aedes aegypti, Chikungunya, microcefalia e eleições afetará de cheio toda a população.

E tem ainda as olimpíadas que também irão mexer com o calendário de eventos do ano, deixando-o muito mais conturbado, além dos feriados tradicionais que em muitas vezes trazem um desgaste muito grande para os cofres do país, mas que por outro lado servem como válvula de escape para os brasileiros esquecerem um pouco dos seus problemas.

Bem, são esses os principais obstáculos para muitos e oportunidades para outros. Qual desses dois grupos você quer fazer parte, dos que só enxergam os problemas ou daqueles que veem nestes momentos a chance para mudar suas vidas?

Muito bem. Se você já decidiu de que lado quer ficar, parabéns! Caso precise de uma força, acompanhe essas sete dicas que podem fazer toda a diferença na sua vida em 2016.

1 Seja mais criativo

Usar o seu lado criativo para solucionar e encontrar saídas nas ocasiões mais adversas, será, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de avançar nas conquistas de um ano tão turbulento. Mas não esqueça que ser criativo não é agir como se estivesse buscando o sucesso a qualquer preço. Precisa ter foco e determinação. A criatividade é para ser usada como meio de se chegar às soluções.

2 Seja mais perseverante

Nunca desista na primeira tentativa. Sempre acredite no seu potencial. Observe as mudanças e tente se adaptar a elas da forma mais prática, para otimizar o tempo. Tenha cuidado: ser perseverante é diferente de ser conivente. Se precisar mudar seu comportamento, então mude, não espere.

3 Seja mais ágil

Estamos vivendo uma época em que as coisas acontecem em uma velocidade inacreditável, e você precisará ser ágil para não perder o trem, como muitos dizem. Saiba exatamente onde deve agir e de que forma proceder para não cometer erros que possam comprometer sua vida e principalmente seus negócios. Ação significa não ficar esperando as coisas acontecerem e sim fazer parte dos acontecimentos. Detalhe: agilidade não é rapidez. Ser ágil é saber como lidar com cada ocasião sem desperdício de tempo, sem deixar de lado a cautela e o cuidado com as medidas a serem tomadas.

4 Seja mais empreendedor

O ano que se inicia é muito propício para o empreendedorismo e por isso você deve estar afiado e acompanhando as áreas de maior crescimento para saber onde e como investir, pois empreender será a melhor alternativa. Ao mesmo tempo, convém manter cuidado, pois alguns nichos de mercado se mostrarão bons, mas na realidade serão grandes pegadinhas. Tenha percepção para definir o que é bom de verdade e o que pode vir a ser um fracasso.

5 Seja mais inteligente

Ser inteligente não quer dizer ser esperto para tentar se dar bem. A inteligência está para aqueles que buscam conhecimento e antecipação dos fatos, ou seja, que procuram ver com mais rapidez as soluções e os efeitos das ações erradas em suas organizações. Procure estudar mais e com muito mais atenção a oscilação dos mercados e principalmente na área em que você atua. Profissionalize-se, invista mais em sua equipe. Aquele que usa a sua inteligência para ter sucesso sem prejudicar ninguém é o que mais rápido cresce e conquista novas metas e ainda abre caminhos. A inteligência inclui ser eficiente, audaz e não esperar muito para agir.

6 Seja mais organizado

Em 2016 quem não souber colocar em prática ações ou estratégias com planejamento estará com o sucesso da sua vida pessoal e profissional comprometido. O ano exigirá muito mais dessa condição e dedicação a esse tipo de comportamento, por se tratar de um período de grandes transformações. Se você não sabe como fazer, aprenda o mais rápido possível, pois o seu sucesso dependerá de todo o seu esforço em planejar suas ações, estratégias e finanças. Nunca é tarde para saber que um bom planejamento tem que ser simples e de fácil entendimento para ser colocado em prática sem muitos percalços. Alguns métodos funcionam muito bem, use o que se adequar melhor às suas necessidades.

7 Seja mais corajoso

Coragem é uma característica que falta em muitas pessoas no momento de tomar decisões que possam nortear a vida de qualquer um que queira vencer e conquistar novos horizontes. É preciso estudar os problemas para encontrar as melhores soluções e para isso é preciso ter foco, metas e objetivos. Buscar soluções mirabolantes só contribuem para uma decepção maior no futuro, por isso procure ter coragem na hora certa para colocar em uso sua inteligência emocional e enxergar tudo com visão panorâmica para saber exatamente o que fazer. Nunca entre em regiões de conflito que você não saiba resolver, pois só estará aumentando o número de pessoas envolvidas.

Espero que de alguma forma essas dicas possam ajudar você a enfrentar o ano com mais otimismo. Se quiser receber outras dicas ou fazer uma avaliação gratuita sobre liderança mande um e-mail para falecomtm@gmail.com ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 99709 9112 – estamos online de segunda a sexta.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×