7 coisas que você precisa saber para conquistar o eleitor

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A grande batalha no período de campanha eleitoral é conquistar o eleitor. Muitos candidatos precisam entender que a campanha se baseia explicitamente no poder de persuasão e da obtenção do voto.

Algumas ações que podem implicar de forma direta no sucesso da campanha necessitam ser colocadas em prática para não haver descuidos ou erros que possam comprometer o desempenho e deixar as pessoas descontentes.

Sem nenhum estudo sobre as técnicas usadas ou como deve se comportar para atrair o eleitor, nenhum postulante poderá atrair o seu público.

1 – A forma mais objetiva de buscar o engajamento do eleitor numa campanha eleitoral é antecipar e se organizar, como preparar o perfil dos candidatos e formatar a estrutura que será apresentada ao público. Postulantes sem conhecimento podem comprometer até o resultado dos outros concorrentes da sua equipe, pois todos fazem parte do mesmo time. A imagem, a apresentação, a eloquência, as formas de abordagens, tudo isso é muito importante para agregar valor ao aspirante no árduo caminho rumo a vitória.

2 – Não basta ser um líder na sua comunidade ou algo assim, é preciso ter conteúdo ou ao menos entender que o eleitor de hoje se diferencia do votante do passado por algumas transformações que naturalmente aconteceram ao longo dos anos. Saber falar de forma correta e apresentar soluções sem denegrir a imagem do concorrente é uma forma de agradar sem se tornar chato ou desagradável.  Junte toda sua equipe de pré-candidatos e promova um curso de oratória ou técnicas de abordagens em discursos elaborados ou improvisados para causar boa impressão nos eleitores que já estão com você, bem como os indecisos.

3 – Os eleitores não são apenas números. São pessoas que possuem sentimentos, expectativas, dúvidas que precisam de respostas e principalmente vontade de ser reconhecidos como cidadãos que de forma direta irão às urnas exercer um ato de coragem e determinação. Muitos preferem não comparecer no dia da eleição por desconfiança ou descrédito na política. Você não pode encarar o eleitor de forma obscura ou muito menos desprezá-lo.

4 – O eleitor é o alvo principal de uma campanha, mas muitos estão suscetíveis às mudanças que ocorrem durante o período eleitoral. Por essa razão é necessário fazer tudo com muito capricho, cuidado e foco. O material impresso da campanha tem que ser de fácil entendimento, agradável de ver, manusear, com ilustrações simples, porém que transmitem verdade. O seu slogan de campanha deve ser atrativo e provocar um sentimento.

5 – A corrida pela consumação do voto pode ser vencida através das melhores ações que envolvam o eleitor, e o áudio que será usado na campanha é muito importante, pois depende dele a forma mais usual de entrar na consciência das pessoas. Músicas ou Jingles de campanha não podem agredir os ouvidos. É recomendável fazer uma canção alegre, com ritmo que se identifique com sua região e uma letra que converse com o eleitor. Jingles emotivos também conseguem um elevado grau de engajamento. Cuidado com as paródias, pois em alguns casos se tornam insuportáveis.

6 – Uma campanha vitoriosa não menospreza o eleitor achando que qualquer coisa pode ser feita para gerar entusiasmo. O Plano de Governo nunca deve ter ideias mirabolantes que não façam parte da realidade do lugar onde será aplicado. Ele precisa conter  propostas que tenham fidelidade com os anseios da população, mostrando as soluções de forma clara e simples, sem distorcer os objetivos.

7 – As pessoas precisam ser motivadas e para que isso aconteça da melhor forma possível os Comícios ou Reuniões jamais podem configurar como acontecimentos comuns de uma campanha. Todo comício ou reunião em qualquer local é um episódio único e muito importante para os moradores daquele lugar, por isso tudo tem que sair muito bem feito. É necessário fazer a escolha certa do local, iluminação, sonorização, entre outros.

Se essas dicas de alguma forma já fazem parte da sua campanha, você está no caminho certo rumo à vitória, mas se no seu percurso eleitoral você notou que alguns itens citados aqui estão ausentes: Cuidado, pois o futuro da sua campanha eleitoral depende do que você está proporcionando ao eleitor agora. Para conquistar se transforme na cereja do seu bolo, e jamais tenha um papel de coadjuvante se o seu objetivo é vencer.

TM Fácil é um projeto da empresa TM Assessoria, Comunicação & Marketing em parceria com a Publicar na Web. Nossa missão é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns, além de promover soluções práticas e inteligentes para a sua empresa. Somos especializados em marketing político e disponibilizamos uma equipe completa de profissionais com assessoria política, jurídica e de imprensa e assistentes de palcos para a sua campanha. Curta a Fanpage facebook.com/tmfacil para acompanhar nosso material. Fale conosco: envie um e-mail para contato@tmfacil.com.br ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 999501322 – estamos online de segunda a sábado.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×