5 passos para uma campanha eleitoral vitoriosa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Todos sabem que hoje não existe mais espaço para amadorismo. Seja qual for a área, o profissionalismo precisa estar presente. É necessário ter profundo conhecimento e capacitação para alcançar o sucesso em qualquer nicho de mercado empreendedor. Quem achar que a política está isenta desse conceito, está gravemente enganado.

Nos países de primeiro mundo, a campanha eleitoral é trabalhada com exatidão nos mínimos detalhes, fato que surpreende até os mais experts no assunto, no entanto as técnicas que são utilizadas lá não são diferentes das que utilizamos aqui. O diferencial deles é exatamente o profissionalismo. As equipes são montadas para exercer suas funções e não existe interferência no trabalho do outro, a não ser nas reuniões de metas, onde todos podem expressar suas opiniões baseados em números de pesquisas e acontecimentos internos que podem definir quem vai ser o eleito ou não.

No Brasil, principalmente no interior, as campanhas são muito amadoras e comprometem um bom resultado. Aqui, os bajuladores se tornam assessores e os cargos são ocupados não pela competência, mas pela camaradagem. Os profissionais que sabem trabalhar ficam à mercê de pessoas despreparadas, sem a mínima noção sobre o que é um briefing de campanha e toda a estrutura com estudos técnicos que deveriam ser colocados em prática é substituída por uma campanha feita com truculência, sem conteúdo e formatação.

O candidato, que deveria receber instruções corretas como postura e oratória,  não passa por nenhum preparo e o que vemos são absurdos que até parecem piada, como o caso de um determinado candidato a prefeito que na hora do discurso disse que “desde cedo estou só com um ovo”, se referindo que não havia se alimentando bem por conta da correria da campanha. Esse fato foi motivo de piada e gerou os mais diversos comentários maliciosos. Enfim, são situações como estas que transformam políticos promissores em candidatos derrotados.

Acompanhe 5 dicas preciosas para sua campanha eleitoral:

1 Planeje a Pré-Campanha

É preciso saber exatamente suas reais condições para o próximo pleito, como, por exemplo, quem fará parte da sua base de apoio, se seu nome realmente é bom para concorrer, qual a pretensão do seu partido na região. Também é importante conhecer quem serão seus possíveis adversários, se seu vice agrega valor, fazer algumas reuniões e simular qual será a base da campanha.

2 Forme equipes com bom desempenho

Forme uma equipe de profissionais e afaste aqueles que querem ajudar, mas não possuem qualificação. Monte uma central onde todos os profissionais façam reuniões sem esquecer o foco das reuniões. Apresente o coordenador da campanha, esclarecendo que ele é a pessoa responsável pela liderança da equipe. Estabeleça contato direto com os profissionais que são responsáveis por áreas distintas da campanha.

3 Se prepare como candidato

Estude tudo sobre seus adversários, inclusive quais serão suas propostas. Prepare um plano de governo coerente com a realidade do lugar. Siga as instruções da coordenação em relação às mudanças, como comportamento, maneira de falar, se vestir, cumprimentar as pessoas. Se for necessário, faça um curso de oratória para dominar os discursos e treinar habilidades de persuasão.

4 Atente para os detalhes da campanha

Você e sua equipe deverão planejar a agenda de reuniões, determinando data, horário e local, sempre se baseando pelas informações do Briefing da campanha. É importante que o discurso priorize o candidato majoritário e os candidatos representantes da comunidade do evento. Se reúna com a equipe de marketing para definir estratégias nas mídias sociais. Mobilize a juventude e forme equipe de senhoras e senhores para fazer visitas nas comunidades.

5  Organize a parte das finanças

Defina uma equipe para coordenar o financeiro da campanha. Escolha um contador com experiência no sistema financeiro eleitoral para não haver problemas futuros. Crie uma planilha listando os valores de produtos e serviços que serão necessários para a campanha. Muito cuidado com a prestação de contas, é necessário usar notas fiscais. O papel do advogado é de fundamental importância, pois dele virá a conduta correta de todos que fazem a campanha e é ele quem acompanhará os eventuais processos que toda campanha eleitoral possui.

Essas são algumas dicas que podem ajudar você a vencer na sua campanha eleitoral, mas nunca esqueça que, acima de tudo, apenas os profissionais capacitados podem apresentar resultados satisfatórios e levar você à vitória.

A TM Assessoria, Comunicação & Marketing é especialista em marketing politico. Nos próximos artigos iremos abordar assuntos relacionados às campanhas eleitorais. Espero que você tenha gostado. Curta nossa Fanpage facebook.com/tmfácil. Fale conosco: envie um e-mail para falecomtm@gmail.com ou mande uma mensagem através do whatsApp 88 99709 9112 – estamos online de segunda a sexta.


tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×