5 dicas para você exercitar sua inteligência emocional

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Segundo um estudo feito por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro Inteligência Emocional 2.0, apenas 36% das pessoas conseguem identificar suas próprias emoções. Isto quer dizer que a grande maioria não domina essa capacidade que é essencial para alcançar o sucesso profissional.

Confira essa lista com dicas básicas para você trabalhar a sua IE:

1 – Antes de qualquer atitude que você tomar por motivo de raiva ou fúria, pare e reflita – nem que seja por alguns segundos. Se for preciso, conte até dez para se acalmar. Nunca faça nada de cabeça quente.

2 – Quando estiver numa zona de conflito no ambiente de trabalho, o mais importante é observar tudo e só depois de ter estudado a situação de todos os ângulos emitir uma opinião. Diante de um conflito, é importante ouvir todos os participantes.

3 – Nunca entre em uma discussão na qual você não tenha controle da situação. Além de ser perigoso, pode causar danos maiores aos que estão envolvidos. Evite agressividade, seja compreensivo.

4 – Sempre sorria nos momentos certos, pois rir a toda hora provoca nas pessoas a sensação de deboche e isso é prejudicial.

5 – Seja mais cauteloso em tudo que fizer e jamais deixe de exercitar sua mente com atividades silenciosas e de reflexão. Entenda que você constrói seus caminhos. Pegar atalhos nem sempre é a melhor saída.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×