10 passos importantes para liderar equipes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

 Equipes com alta performance

As empresas em todo o mundo enfrentam um grande dilema que é a montagem e manutenção de suas equipes de trabalho. Primeiro por que é realmente muito difícil encontrar bons profissionais que dignifiquem sua atividade e justifiquem o salário, depois vem a conduta dessas pessoas que hoje é sem sombra de dúvidas o maior entrave na permanência e duração desses colaboradores. Você vai conhecer e aprender as técnicas mais importantes para escolher, montar, conduzir e liderar equipes com a mais alta performance.

Escolhendo o líder

Tudo começa pela escolha do líder que vai comandar a partir de agora a sua equipe de trabalho. O que esse Team Leader precisa ter em suas características que fará total diferença na conduta dos seus colaboradores é o foco principal dessa primeira etapa do processo de seleção de gestor de equipe.

Identificando qualidades

É muito importante você como proprietário ou diretor administrativo entender que se não souber avaliar corretamente e fazer a escolha certa, tudo estará seriamente comprometido. É eficaz antes de tudo o máster da organização ter vasto conhecimento sobre liderança, inteligência emocional, psicologia e gestão de pessoas. Tendo essas qualidades o dirigente com certeza fará boas escolhas.Passando essa primeira etapa e já tendo escolhidos o seu líder de equipe, agora vamos ao que esta pessoa precisa fazer para ter sucesso na condução dos colaboradores.

10 passos para liderar com assertividade

Os verdadeiros líderes são aqueles que acima de tudo sabem motivar e identificar nos liderados suas potencialidades e conseguir junto aos colaboradores engajamento e participação proativa.

1 – Foco – Mostrar a todos que para ter sucesso em qualquer área é necessário ter um ponto a vislumbrar, pois os que fazem parte do grupo necessariamente precisam ter incorporados em suas características pessoais a concentração que é essencial para alcançar o sucesso.

2 – Meta – Idealizar objetivos reais para buscar através deles a automotivação. É indispensável o líder ter consciência de que metas só podem existir e serem alcançadas se forem verdadeiras.

3 – Determinação – É uma as qualidades que não pode faltar numa equipe equilibrada e coesa. Mostrar através de atitudes que o grupo está firme e forte em busca dos seus propósitos vai gerar envolvimento.

4 – Estratégias –  Fazer o grupo perceber que somente com boas ações que envolvam conhecimento e muita perspicácia conseguimos chegar ao topo.

5 – Comunicabilidade – Transformar a comunicação da equipe é um dos principais passos para ter êxito na conduta dos colaboradores. Um plantel que sabe se comunicar de forma clara e objetiva, mantém transparente o principal foco de todos.

6 – Respeito – Sendo um dos comportamentos mais importantes de qualquer organização, se o líder conseguir inserir que somente através da gentileza em todos os aspectos as pessoas integrantes daquele time terão ao seu alcance a credibilidade e aceitação.

7 – Companheirismo – Mostrar que uns dependem dos outros para que todos tenham sucesso na empreitada é fator primordial de um líder que sabe comandar e transformar todos em células importantes da equipe.

8 – Postura – Muitos são os que não sabem ter o comportamento certo na hora certa. Tanto para os momentos decisivos, quanto a cada minuto das nossas vidas a maneira de proceder é fundamental. Uma equipe que sabe se portar diante de qualquer situação, se tornará rapidamente uma das melhores.

9 – Compromisso – A qualidade de um grupo bem comandado vem a partir do nível de comprometimento de cada um indivíduo, pois se todos estiverem com a mesma forma de agir e pensar, fica mais fácil obter bons resultados.

10 – Inspiração – Mostrar aos seus subordinados como resolver conflitos, trazer soluções rápidas e práticas, colocar-se sempre à disposição, promover conhecimento, saber agradecer, identificar os pontos fortes e de fragilidade de cada um, entender os anseios, gerar empatia, e nunca esquecer que na função de líder quem mais aprender é quem está no comando.

Essas são algumas dicas para quem pretende liderar uma equipe com maestria e sem cometer erros clássicos que costumam atrapalhar o desenvolvimento de equipes nas organizações. Acompanhe mais assuntos em nosso site.

 

 

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×