10 dicas para vender mais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
O mercado está cada vez mais competitivo. E o consumidor, mais exigente. Não existe uma fórmula milagrosa para vender mais e sim um conjunto de ações que, trabalhadas com foco e determinação, resultam em sucesso. Acompanhe estas dicas:

1 Sorria
Se você for do tipo que se deixa abater pelos problemas do dia a dia e não abre sequer um sorriso no ambiente de trabalho, repense suas atitudes. O cliente percebe quando o vendedor está de mau humor e esse fato por si só é motivo para que ele não volte. A cara feia de um único vendedor pode comprometer a imagem de toda a empresa. Ser natural, simpático e sorridente são requisitos básicos para um bom atendimento.

2 Sempre chame o cliente pelo nome
Memorize o nome da pessoa com quem você está negociando e sempre a trate pelo nome. Essa técnica é utilizada para criar um laço de aproximação com o outro. É importante para transmitir confiança e ajuda a construir um relacionamento.

3 Conheça o seu produto
Nunca entre numa negociação sem ter planejamento, conhecimento e foco. Conheça tudo sobre o seu produto antes de apresentá-lo para alguém. Informações são argumentos favoráveis para a venda. Estar preparado é fundamental para interagir, tirar dúvidas, enfim, ajudar o cliente na decisão. Se você se sentir confiante, vai transmitir credibilidade.

4 Seja criativo
Um bom vendedor sabe convencer através da criatividade e consegue em meio às dificuldades alcançar os seus objetivos. Ser criativo é usar as oportunidades mesmo que elas estejam disfarçadas e colocá-las em prática para chegar a uma meta. Criatividade, como diz a palavra, é de quem cria uma atividade, crie e seja ativo.

5 Seja proativo
Procure identificar possíveis problemas para prevenir que eles aconteçam, ao invés de remediar. Não fique na mesmice: siga em busca de futuros parceiros. Investir na conquista é uma das melhores formas de conseguir aumentar suas metas.

6 Mantenha-se atualizado
Estude, leia bons livros, revistas, blogs, tudo sobre a área de vendas. Dedique seu tempo livre também ao aprendizado. O conhecimento vai proporcionar a você mais argumentos, desenvolver novas técnicas, aperfeiçoar habilidades, enfim, mais resultados.

7 Comunique-se
Seja simpático com seus colegas de profissão. Sempre cumprimente o seu cliente pelo nome mesmo fora da empresa. Amplie sua rede de negócios usando ferramentas de comunicação. Seja participativo nas redes sociais, construa um relacionamento com potenciais clientes. Não faça dos seus clientes só uma fonte de renda, conquiste através da amizade.

8 Cumpra o que promete
Você disse que ligaria para o cliente para passar uma informação? Acima de qualquer coisa, ligue. Ficou de mandar um e-mail para alguém? Mande. Recebeu um comunicado por e-mail? Seria gentil responder. É fácil perder a credibilidade no outro: basta ele prometer e não cumprir.

9 Seja organizado
Tenha sempre à mão um bloco de notas para fazer suas anotações ou criar uma agenda. Pontualize suas visitas e nunca chegue atrasado a uma reunião. Trace metas com datas para alcançá-las – mesmo que durem algum tempo. Apresente-se sempre com todas as suas tarefas organizadas.

10 Cuide da aparência
O mais importante em uma embalagem é a imagem. Invista em você, nas suas roupas e na apresentação. Esteja sempre limpo, cheiroso e bem cuidado. Entenda que você é o personagem principal da arte de vender. Uma apresentação desleixada prejudica gravemente a sua imagem.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×