10 dicas de marketing para você aplicar no seu supermercado

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Um supermercado, assim como qualquer outro empreendimento, precisa de estratégias de marketing para potencializar os seus resultados. Mais que uma estratégia, colocar o marketing do seu supermercado em prática é uma questão de sobrevivência para sua empresa se manter nesse mercado tão competitivo que é o ramo de alimentos.

Não pense que é algo fácil de fazer, pois requer muito estudo, pesquisa e conhecimento para aplicar as técnicas certas no momento adequado, sem que para isso haja perda de tempo com pequenos erros que atrapalham o andar da carruagem.

Errar é normal? O normal deveria ser acertar. Acertar sempre, sem dar chance para as desculpas de ocasião ou reclamações sobre a crise no país. O mercado está cada dia mais exigente. Não existe espaço para o amadorismo.

Nesse post, você vai saber o que fazer para colocar as ações de marketing em prática no seu supermercado, para seguir sempre avançando nas vendas e proporcionando aos seus clientes satisfação plena ao entrar na sua empresa.

1 Faça um planejamento

Antes de começar a elaborar qualquer campanha de marketing, faça um estudo detalhado do seu público. Faixa etária, grau de escolaridade, onde trabalham, o que mais gostam de fazer nas horas livres, que tipo de música gostam, se vão ao cinema e qual o gênero mais curtem, se são casados e quantos filhos têm, se possuem animais de estimação, quantos carros possuem ou outro tipo de veículo, quais as redes sociais preferidas, etc.

O conhecimento dessas respostas vai oportunizar uma campanha de marketing mais assertiva e sem perder o foco. Elabore um pequeno questionário e faça uma pequisa na região onde está localizado o seu supermercado.

2 Identifique o perfil do seu público

 Só depois de ter recebido os questionários e ter feito uma análise detalhada de cada possível cliente é que você poderá desenvolver as suas campanhas de marketing, observando com muita atenção as respostas para cruzar essas informações e traçar um perfil generalizado, sem exageros, e daí por diante começar de forma direta atingir seu público alvo. Não esqueça que essa pesquisa tem que ser feita antes de começar qualquer ação no seu supermercado.

3 Organize melhor as suas campanhas publicitárias

As formas de aplicar ações de marketing são várias e precisam também de muito conhecimento, afinal é assim que você vai se comunicar com o seu público, então nada pode ser feito de qualquer forma e às pressas. Não basta gravar um áudio qualquer e mandar um carro de som rodar na cidade. Primeiro, analise qual a melhor data para iniciar uma campanha, avalie os preços promocionais, tenha um produto específico como atrativo maior e defina também as localidades onde serão pulverizadas essa mídia. O áudio pode ser divulgado também no interior do supermercado, intercalando entre uma música e outra, e ainda em rádios.

4 Facilite o caminho do cliente até você

As campanhas de marketing do seu supermercado devem obedecer a alguns critérios que são muito importantes, como, por exemplo, observar a região onde está localizada a empresa, para num ângulo de 360 graus ao redor, verificando a distância de no mínimo três quilômetros para que sejam colocadas placas indicativas informando a localização do supermercado. Feito isso, as informações se tornam mais intensas e o acesso mais fácil.

5 Coloque o seu supermercado em evidência

Quem não é visto, não é lembrado. Para cada ação de marketing do seu supermercado, existem ferramentas que ajudam a aumentar o engajamento com a sua marca. São Gravações em áudio, vídeos, artigos, impressos, redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, telemarketing, outdoor, faixas, banners.

6 Capriche na comunicação visual

A parte externa do supermercado, incluindo o estacionamento, deve ser um espaço bem utilizado para ilustrar o que você tem de melhor. Imagens de produtos, promoções, fotos de pessoas felizes fazendo compras. Tudo isso faz parte da comunicação visual da sua empresa e tem uma influência muito grande no consumidor. Cuidado para não abusar das informações, para não causar poluição visual.

7  Organize a parte interna com sinalização

A organização do interior do seu supermercado deve ser trabalhada com estratégia. Além de manter as gôndolas bem posicionadas, a arrumação dos produtos, a limpeza, etc, é muito importante colocar sinalização para indicar cada seção. A sinalização das placas de informações agrega valor ao estabelecimento, pois conduz de forma rápida e eficiente o cliente onde ele quer chegar. Banners e cartazes devem ser colocados de forma estratégica dentro do supermercado identificando os produtos e promoções.

8 Crie um ambiente agradável 

Instalar um sistema de som no supermercado faz parte de uma estratégia chamada marketing sensorial, que é quando alguém recebe influência através dos sentidos, nesse caso, a audição. Para ter um perfeito funcionamento, o ambiente deve oferecer músicas agradáveis, com volume razoável. Se você possuir um locutor ao vivo, é sempre bom orientá-lo para que seja educado, respeitoso e que não possua vícios de linguagem e muito menos queira se tornar muito íntimo do cliente.

9 Invista em material impresso

Sempre deixe panfletos, flyers ou folders a disposição do cliente, mostrando preços, promoções, horários de funcionamento, ofertas relâmpago, etc. Esses pequenos informativos devem ficar estrategicamente bem posicionados próximos a entrada ou perto das gondolas ou ainda em cada seção. Você pode também fazer uma distribuição desse material em um dia de grande movimento na cidade. É uma estratégia que pode aumentar em quase 40% as vendas em um supermercado.

10 Invista em marketing digital/de conteúdo

O marketing digital abrange tudo que é trabalhado de marketing através da internet. Hoje, com a tecnologia wi-fi e a facilidade dos smartphones, o acesso à internet se expandiu e com isso muitas pessoas estão conectadas em casa, no trabalho, ou mesmo na fila de espera do médico. O que você deve fazer como empreendedor é marcar presença nas plataformas digitais. Produza conteúdo relevante, de interesse do seu público, para criar engajamento com a sua marca. Isso pode ser trabalhado através de um site ou blog, posts em redes sociais, campanhas, ofertas e publicidade online.

Marketing não é para os fortes, é para os inteligentes. Muito cuidado para não transformar seu estabelecimento num encontro de cobras acasalando, ou seja, ninguém entende quase nada a não ser que ali está acontecendo alguma coisa. Antes de colocar uma campanha de marketing em prática, não hesite em procurar ajuda de um profissional. Confira também: Como posso alcançar excelência no atendimento ao cliente? e As vendas caíram. O que fazer?

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Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.

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