10 alertas importantes que ajudam o líder durante uma crise

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Nas dificuldades é preciso agir com muita destreza, sabendo exatamente o que fazer para não fracassar em meio ao turbilhão de alternativas que apontam para o sucesso.

O líder tem um papel fundamental na empresa, pois ele é responsável pela tomada de decisões. Acompanhe essas dicas para liderar com sabedoria durante uma crise.

1 – Jamais tome decisões sem pensar nos resultados em curto, médio e longo prazo.

2 – Se você não se adaptar às mudanças que virão, sentirá muita dificuldade em progredir.

3 – Tenha muito cuidado para não se tornar um competidor que busca sair da crise de qualquer jeito. Os concorrentes promoverão ações para neutralizar sua empresa e entrar com rapidez numa zona de competitividade desleal, na qual o desespero se transforma em alternativa para combater a crise.

4 – Reveja todos os seus projetos em andamento ou não. Se você perceber que não os resultados não serão satisfatórios, tente de alguma forma abortá-los a tempo. Perceba como sua empresa precisa de cautela nas ações e estude exatamente o que será bom para ela.

5 – Um detalhe que parece pequeno, mas que não ajuda em nada é o fato de não delegar tarefas. A percepção do líder é fundamental para não perder o foco na hora de delegar. Uma empresa é feita por pessoas. Acredite na sua equipe e invista nela.

6 – Não perca o controle sobre contas e investimentos. Todo cuidado é pouco. Se for preciso adiar alguns pedidos, faça isso. O momento é oportuno para rever as contas e saber como investir cuidadosamente, sem perder a noção dos seus limites determinando até onde você pode ir para não comprometer o orçamento da empresa. Não passe de investidor para endividado. Se for preciso, faça financiamentos ou refinancie o que for necessário.

7 – Existe uma linha muito delicada entre o mínimo e o máximo risco que o líder e sua empresa podem correr. É muito importante saber que nessa divisão estará seu sucesso ou fracasso. Agir sem medir os resultados colocará você em um desses lados. Não perca tempo tentando achar soluções mirabolantes que fogem da realidade.

8 – O fator que mais compromete o líder em qualquer momento de sua vida é a falta de comunicação, especialmente em um período de crise. Se a comunicação interna ou externa com a equipe de colaboradores, fornecedores, clientes ou prestadores de serviço estiver deficiente, uma sequência de erros começará a surgir. Os impactos negativos pela falta de comunicação são desastrosos.

9 – Durante uma crise alguns costumam achar que tudo está acabado e que vai ser impossível escapar. Eis um grande erro, pois segurar as ações significa ter cautela exagerada e isso prejudica o andamento da empresa. O líder deve entender que as oscilações do mercado sempre existirão e terão que ser combatidas com muita presteza. A crise é uma ótima oportunidade para exercer a criatividade e investir em inovação.

10 – Nunca tenha a convicção de que sua empresa está isento de uma crise financeira. Negar ou ficar sem saber o que fazer tentando se iludir é um erro fatal, pois sua procrastinação pode resultar em falência. A melhor saída é aceitar a crise e se comportar adequadamente ao novo tipo de situação. O líder precisa entender que existem saídas bem tranquilas e sem turbulência para todo tipo de crise, basta ser cuidadoso e tomar as rédeas com controle e dedicação.

tomas-tm

Tomas Filho é jornalista, consultor, palestrante e fundador do Projeto TM Fácil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×